30/11 – Eles imediatamente, deixaram as redes e o seguiram.

30/11 – Eles imediatamente, deixaram as redes e o seguiram.

Terça-feira, 30 de novembro de 2021 – Festa do Apóstolo Santo André

 

Evangelho (Mt 18, 18-22)

 

“Eles imediatamente, deixaram as redes e o seguiram”

 

Naquele tempo, 18quando Jesus andava à beira do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. 19Jesus disse a eles: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. 20Eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram. 21Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai Zebedeu, consertando as redes. Jesus os chamou. 22Eles imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram.

 

Reflexão

 

Hoje festejamos Santo André Apóstolo e o Evangelho de Mateus narra o chamado dos primeiros discípulos, onde estava também André. Jesus caminha ao longo do Mar da Galileia e se encontra com Simão Pedro e André seu irmão e os chama. Eles deixando as redes seguem Jesus para responder ao convite de serem pescadores de homens. O que chama a atenção é a velocidade com que eles deixam tudo, as redes, a barca e seguem Jesus. Uma coisa interessante é que Jesus chama como primeiros discípulos irmãos de sangue. Os seus primeiros discípulos são ‘pescados’ de uma fraternidade. Os chama juntos. Mesmo que cada um tenha a sua história, o que impressiona é que Jesus tem uma predileção pela fraternidade, pelas relações, por ‘estar juntos’. Entre outras coisas, estas duplas de irmãos se misturam. De fato, ao final do Evangelho veremos Simão Pedro e João correndo juntos em direção ao Sepulcro depois do anúncio da ressurreição feito por Maria Madalena. Um a verdade e o outro o Amor. A festa de hoje nos leva a refletir sobre todos estes detalhes. A recordarmos que às vezes em algumas relações significativas que temos, Deus pode manifestar-se melhor e mais decisivamente. Que o que conta é a capacidade de saber responder, de não atrapalhar, de não pensar que redes e barcas valem mais que Alguém. A festa de hoje nos recorda que a vida é uma aventura. Que não sabemos em que modo terminará (de fato cada Apóstolo foi morto em lugares e circunstâncias únicas) mas sabemos de certo que terminará bem. E isso pelo simples motivo que quem nos chamou, quem nos desejou, quem nos deu a vida, não se equivoca, não dorme, não se distrai, não se arrepende em relação ao Amor. Um Apóstolo é um homem pescado enviado a pescar ao seu redor. Um seguido que aprende a seguir.

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, sdb.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    Quarta Cultural encanta acadêmicos com apresentação da Banda Marcial do Sesi 349
    10 de setembro de 2024 Notícias
    Quarta Cultural encanta acadêmicos com apresentação da Banda Marcial do Sesi 349

    A Pastoral Universitária proporcionou aos acadêmicos do UniSALESIANO uma noite memorável durante o intervalo noturno do dia 29 de maio, no Centro de Convivência. A…

    Continuar lendo
    31/01 – Espírito impuro, sai desse homem!
    28 de janeiro de 2022 Reflexão do Evangelho
    31/01 – Espírito impuro, sai desse homem!

    segunda-feira, 31 de janeiro de 2022. Evangelho (Mc 5, 21-43)    “Espírito impuro, sai desse homem!”   Naquele tempo, 1Jesus e seus discípulos chegaram à outra…

    Continuar lendo
    07/09 – Bem-Aventurados…
    5 de setembro de 2022 Reflexão do Evangelho
    07/09 – Bem-Aventurados…

    Quarta-feira, 07 de setembro de 2022.   Evangelho (Lc 6,20-26)   “Bem-Aventurados…”   Naquele tempo, 20Jesus, levantando os olhos para os seus discípulos, disse: “Bem-aventurados…

    Continuar lendo