31/10 – Bendito aquele que vem em nome do Senhor.

31/10 – Bendito aquele que vem em nome do Senhor.

Quinta-feira, 31 de outubro de 2024.

 

Evangelho (Lc 13,31-35)

 

“Bendito aquele que vem em nome do Senhor”

 

31Naquela hora, alguns fariseus aproximaram-se e disseram a Jesus: “Tu deves ir embora daqui, porque Herodes quer te matar”. 32Jesus disse: “Ide dizer a essa raposa: eu expulso demônios e faço curas hoje e amanhã; e no terceiro dia terminarei o meu trabalho. 33Entretanto, preciso caminhar hoje, amanhã e depois de amanhã, porque não convém que um profeta morra fora de Jerusalém. 34Jerusalém, Jerusalém! Tu que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes eu quis reunir teus filhos, como a galinha reúne os pintinhos debaixo das asas, mas tu não quiseste! 35Eis que vossa casa ficará abandonada. Eu vos digo: não me vereis mais, até que chegue o tempo em que vós mesmos direis: Bendito aquele que vem em nome do Senhor”.

 

 

Reflexão

 

O evangelho de hoje nos dá um pré-anúncio da morte de Jesus: “Naquela hora, alguns fariseus aproximaram-se e disseram a Jesus: “Tu deves ir embora daqui, porque Herodes quer te matar”. Jesus responde utilizando duas imagens sugestivas: a de Herodes como raposa e compara a misericórdia de Deus a uma galinha que recolhe debaixo de suas asas os seus pintinhos. O que é uma galinha diante de uma raposa? Mas é aqui que se cumpre todo o mistério salvífico de Deus: Jesus é aniquilado pelos grandes deste mundo, mas com sua morte se inicia algo novo, exatamente como uma porção de fermento escondido numa porção de farinha que no fim fermenta tudo. O cristianismo nos ensina a ler a história não nos deixando enganar pelas aparências. Muitas vezes a crônica de alguns eventos nos sugere um fim, mas depois na realidade o fim é outro. O amor de Deus vence sempre a violência do mal e do ódio, porque o mal não somente é destrutivo, mas no fim se autodestrói quando encontra algo que não pode vencer. A resistência que Jesus cumprirá com o perdão que dará aos seus algozes é já um claro sinal de um final que se tornará pleno com a Sua ressurreição. Devemos sempre decidir como viver a nossa vida, e compreender que por quanto nos pareça diferente, ao final, é o amor que vence. A história termina com a profecia da entrada triunfal de Jesus nos dias da Sua Paixão: Eis que vossa casa ficará abandonada. Eu vos digo: não me vereis mais, até que chegue o tempo em que vós mesmos direis: Bendito aquele que vem em nome do Senhor”.

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    23/04 – Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!
    25 de abril de 2022 Reflexão do Evangelho
    23/04 – Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!

    Sábado, 23 de abril de 2022.   Evangelho (Mc 16,9-15)   “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!”   9Depois de…

    Continuar lendo
    29/11 – O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.
    25 de novembro de 2024 Reflexão do Evangelho
    29/11 – O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.

    Sexta-feira, 29 de novembro de 2024.   Evangelho (Lc 21,29-33)   “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar”…

    Continuar lendo
    17/01 – Filho, os teus pecados estão perdoados.
    3 de janeiro de 2025 Reflexão do Evangelho
    17/01 – Filho, os teus pecados estão perdoados.

    Sexta-feira, 17 de janeiro de 2025.   Evangelho (Mc 2,1-12)   “Filho, os teus pecados estão perdoados.”   1Alguns dias depois, Jesus entrou de novo…

    Continuar lendo