16/05 – …para que o amor com me amaste esteja neles e eu mesmo esteja neles.
Quinta-feira, 16 de maio de 2024.
Evangelho (Jo 17,20-26)
“…para que o amor com me amaste esteja neles e eu mesmo esteja neles”
Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos ao céu e rezou, dizendo: 20“Pai santo, eu não te rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela sua palavra; 21para que todos sejam um como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, e para que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste. 22Eu dei-lhes a glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um: 23eu neles e tu em mim, para que assim eles cheguem à unidade perfeita e o mundo reconheça que tu me enviaste e os amaste, como me amaste a mim. 24Pai, aqueles que me deste, quero que estejam comigo onde eu estiver, para que eles contemplem a minha glória, glória que tu me deste porque me amaste antes da fundação do universo. 25Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheci, e estes também conheceram que tu me enviaste. 26Eu lhes fiz conhecer o teu nome, e o tornarei conhecido ainda mais, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu mesmo esteja neles”.
Reflexão
No evangelho de hoje nós encontramos a base da nossa confiança: “Pai santo, eu não te rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela sua palavra…”. Jesus abre aos discípulos o seu coração e lhes revela os tesouros inexauríveis do Seu Amor. É a oração de Jesus que vai ao Pai pedindo por eles. Ao longo da caminhada que se seguiu, certamente os discípulos encontraram muita força e coração ao se recordarem desta oração de Jesus. Em meio a todas as dificuldades e perigos que deverão enfrentar, esta oração os acompanhará e será fonte de firmeza e coragem para testemunhar com a oferta da própria vida, a sua fé.
Esta oração de jesus deve chegar também até nós: “não rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim…”. Estas palavras atravessaram séculos e chegam até nós com a mesma força com a qual foram pronunciadas, achegando até o coração de todos, a cada um de nós que acreditamos.
“…eu neles e tu em mim, para que assim eles cheguem à unidade perfeita e o mundo reconheça que tu me enviaste e os amaste como me amaste a mim”. Onde está o Pai? O Pai está no Filho. E onde está o Filho? O Filho está em nós. Qual é a parte mais visível de Deus? Nós. Esta é a grande responsabilidade que nos foi confiada, isto é, de sermos a visibilidade de Deus. E isso só é possível através do amor, pois Deus é Amor. Tudo aquilo que Jesus fez tornou visível o amor do Pai. E isto porque é tão forte e verdadeiro o amor que o Filho tem pelo Pai e que o Pai tem pelo Filho, que cada coisa que fez, o fez influenciado por este Amor. Do mesmo modo o amor de Cristo deve chegar tão profundamente em nós, de modo que influencie todo o nosso agir. Tudo o que façamos, façamos por amor a Cristo. Este é o nosso testemunho: quem vê o que fazemos, de certo modo, vê o amor de Cristo, e quem vê o amor de Cristo, vê o amor do Pai. Evangelizar consiste nisso: permitir que o amor de Cristo passe através de nós.
Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB.