Inscrições para a 7ª edição do VAMS acontecem até o dia 20 de setembro
O UniSALESIANO abriu as inscrições para a 7ª edição do projeto VAMS (Voluntariado Acadêmico Missionário Salesiano), que ocorrerá em 2025. As inscrições iniciaram no 12 de agosto e se estendem até 20 de setembro. “Este é um convite aos acadêmicos que desejam fazer a diferença em comunidades indígenas por meio de atividades missionárias e acadêmicas”, anunciou o Pró-Reitor de Pastoral, Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB.
Para se inscrever, os acadêmicos devem procurar a Pastoral Universitária, localizada no 2º andar do Bloco B, Sala 33, onde preencherão uma ficha de inscrição. Após o término das inscrições, em 20 de setembro, será iniciado o processo de seleção, conduzido pelas Coordenadoras dos Cursos de Educação Física e Psicologia, Profª. Juliana Mitidiero e Profª. Mirella Justi, respectivamente.
De acordo com o agente de pastoral, Luiz Alexandre Lanzoni, as entrevistas com os candidatos têm o objetivo de realizar um primeiro filtro, selecionando os alunos que passarão para a próxima fase.
“Após a entrevista inicial, os acadêmicos pré-selecionados participarão de atividades de arrecadação de fundos e doações para a missão. Durante essa fase, a quantidade final de participantes será definida”, explicou Luiz, ao completar que os selecionados se engajarão em ações como arrecadação de cobertores, roupas, alimentos e brinquedos, com o objetivo de atender às necessidades das comunidades indígenas.
EXPECTATIVA
O agente de pastoral destacou que o projeto tem crescido a cada ano, com um número cada vez maior de interessados. Na última edição, a participação atingiu um recorde, com 170 alunos inscritos, dos quais 40 foram selecionados. “A cada ano, temos mais alunos interessados. A edição de 2025 dará continuidade às atividades iniciadas em 2024, garantindo que o trabalho realizado não se perca”, afirmou.
O Voluntariado Acadêmico Missionário Salesiano (VAMS) é um projeto que integra acadêmicos, docentes e agentes de pastoral em atividades missionárias e acadêmicas junto a comunidades indígenas, localizadas no Mato Grosso. Em sua sétima edição, o VAMS busca fortalecer o vínculo entre a universidade e as comunidades atendidas, proporcionando aprendizado e crescimento tanto para os voluntários quanto para os beneficiados.