15/10 – Vós fariseus, limpais o copo e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades.

15/10 – Vós fariseus, limpais o copo e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades.

Terça-feira, 15 de outubro de 2024.

 

Evangelho (Lc 11,37-41)

 

“Vós fariseus, limpais o copo e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades.”

 

Naquele tempo, 37enquanto Jesus falava, um fariseu convidou-o para jantar com ele. Jesus entrou e pôs-se à mesa. 38O fariseu ficou admirado ao ver que Jesus não tivesse lavado as mãos antes da refeição. 39O Senhor disse ao fariseu: “Vós fariseus, limpais o copo e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades. 40Insensatos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior? 41Antes, dai esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós”.

 

Reflexão

 

“Um fariseu convidou-o para jantar com ele. Jesus entrou e pôs-se à mesa.”. Este episódio em todo o contexto já merece a nossa atenção. O lugar privilegiado que Jesus usa para falar com as pessoas é a mesa. Não é à toa que muitos chamavam Jesus de “comilão” ou “beberrão”, ou ainda, amigo dos publicanos e pecadores. Mas a mesa do homem do evangelho de hoje é de um fariseu e não de um publicano. Portanto, o que conta para Jesus é o homem e não o título que ele possui. O desejo de Jesus é reunir as pessoas de onde elas estão, ou melhor, onde estão, na sua realidade familiar, na sua casa, onde sua vida é mais autêntica. Mas o evangelho prossegue dizendo que “O fariseu ficou admirado ao ver que Jesus não tivesse lavado as mãos antes da refeição. O Senhor disse ao fariseu: “Vós fariseus, limpais o copo e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades. Insensatos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior? Antes, dai esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós”. Temos bem pouco a somar àquilo que Jesus já disse. Também nós somos reféns da lógica do “exterior”, do “aparecer” e nunca percebemos que certas “marcas” que podem ser vistas no nosso lado externo, possuem raízes mais profundas, vem do nosso interior. É como dizer que tantos problemas que temos aparentemente, na verdade seriam resolvidos mais facilmente se tomássemos a sério o nosso interior. Certamente conseguiríamos mover tantos medos, inseguranças, egoísmos, feridas, se afrontássemos isso tudo primeiramente dentro de nós. E Jesus nos indica um caminho para isso: Antes, dai esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós” Somente quando começamos a amar realmente é que começamos também a curar-nos e a polirmo-nos. É o êxodo do amor que nos permite sair de nós mesmos.

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    13/07 – De graça recebestes, de graça deveis dar!
    19 de junho de 2023 Reflexão do Evangelho
    13/07 – De graça recebestes, de graça deveis dar!

    Quinta-feira, 13 de julho de 2023.   Evangelho (Mt 10,7-15)   “De graça recebestes, de graça deveis dar!”   Naquele tempo, disse Jesus aos seus…

    Continuar lendo
    04/07 – Tu és Pedro e sobre esta pedra construirei a minha Igreja
    25 de junho de 2021 Reflexão do Evangelho
    04/07 – Tu és Pedro e sobre esta pedra construirei a minha Igreja

    Domingo, 4 de julho de 2021.   Solenidade de Pedro e Paulo   Evangelho (Mt 16,13-19)   “…tu é Pedro e sobre esta pedra construirei…

    Continuar lendo
    UniSALESIANO inaugura novo acesso ao câmpus, denominado “São Francisco de Sales”
    25 de novembro de 2024 Notícias
    UniSALESIANO inaugura novo acesso ao câmpus, denominado “São Francisco de Sales”

    O UniSALESIANO inaugurou o novo acesso ao câmpus, denominado “São Francisco de Sales”, na manhã desta sexta-feira (22/11), em um evento que reuniu acadêmicos, professores, colaboradores…

    Continuar lendo