06/11 – Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim não pode ser meu discípulo.

06/11 – Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim não pode ser meu discípulo.

Quarta-feira, 06 de novembro de 2024.

 

Evangelho (Lc 14,25-33)

 

“Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim não pode ser meu discípulo”

 

Naquele tempo, 25grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando-se, ele lhes disse: 26“Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo. 27Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo. 28Com efeito: qual de vós, querendo construir uma torre, não se senta primeiro e calcula os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? Caso contrário, 29ele vai lançar o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso começarão a caçoar, dizendo: 30‘Este homem começou a construir e não foi capaz de acabar!’ 31Ou ainda: Qual rei que, ao sair para guerrear com outro, não se senta primeiro e examina bem se com dez mil homens poderá enfrentar o outro que marcha contra ele com vinte mil? 32Se ele vê que não pode, enquanto o outro rei ainda está longe, envia mensageiros para negociar as condições de paz. 33Do mesmo modo, portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!”

 

Reflexão

 

Desapegar-se de pai, mãe ou de qualquer pessoa que amamos e até de nós mesmos? Parece muito complexo o que Jesus nos está pedindo. Mas precisamos entender que Jesus não está nos pedindo de fazer mal a quem amamos ou a nós mesmos, mas nos está pedindo de recordarmos que, por quanto nós possamos amar alguém ou a nós mesmos, ninguém tem o direito de ser Deus no lugar de Deus. O amor sincero que temos para com as pessoas é algo que nos deve fazer recordar ainda mais de Deus, mas eles não são Deus. Trata-los como se fossem significa paradoxalmente permanecer desiludidos e fazer seriamente mal a eles. O que Jesus nos pede é de não dar a eles o lugar fundamental, pois do contrário, darmos uma responsabilidade insuportável para eles e para o amor. Só Deus é a base de tudo, agora cada um assume também o seu justo lugar e o seu justo valor. E jesus ainda acrescenta: “Quem não carrega a sua cruz e não caminha atrás de mim não pode ser meu discípulo”. Assim Jesus nos diz que o verdadeiro discípulo não somente aquele que sabe colocar no justo lugar o que conta, mas é também aquele que com realismo toma a responsabilidade daquilo que é real na vida, e decide de se responsabilizar não de maneira heroica, mas de maneira humilde, seguindo-O. Nos daremos conta do quanto somos incapazes a viver assim. É por graça de Deus que podemos amá-lo verdadeiramente. É por graça Sua que podemos tomar a responsabilidade da nossa vida até o fim e caminhar atrás dele. Ter fé significa recordar-se que Deus torna sempre capazes aqueles aos quais pede alguma coisa. A fé em Jesus e não nas nossas forças que faz a diferença. Assim cada coisa encontra o seu lugar e a sua coragem.

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    20/01 – …e todos os que sofriam de algum mal jogavam-se sobre ele para tocá-lo.
    13 de janeiro de 2022 Reflexão do Evangelho
    20/01 – …e todos os que sofriam de algum mal jogavam-se sobre ele para tocá-lo.

    Quinta-feira, 20 de janeiro de 2022. Evangelho (Mc 3,7-12) “… e todos os que sofriam de algum mal jogavam-se sobre ele para tocá-lo” Naquele tempo, 7Jesus…

    Continuar lendo
    26/01 – A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos.
    19 de dezembro de 2023 Reflexão do Evangelho
    26/01 – A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos.

    Sexta-feira, 26 de janeiro de 2024.   Evangelho (Lc 10,1-9)   “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos”   Naquele tempo,1o Senhor escolheu…

    Continuar lendo
    27 de abril de 2021 Histórias para alma
    A oferta

    A OFERTA Em uma Igreja africana, durante o Ofertório da Missa, os encarregados passavam com um grande cesto de bambu, um daqueles que serviam para…

    Continuar lendo