12/05 – Quando, porém, vier o Espírito da verdade, ele vos conduzirá à plena verdade.
Quarta-feira, 12 de maio de 2021.
Evangelho (Jo 16,12-15)
“Quando, porém, vier o Espírito da verdade, ele vos conduzirá à plena verdade”.
Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 12“Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora. 13Quando, porém, vier o Espírito da verdade, ele vos conduzirá à plena verdade. Pois ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido; e até as coisas futuras vos anunciará. 14Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará. 15Tudo o que o Pai possui é meu. Por isso disse que o que ele receberá e vos anunciará é meu”.
Reflexão
No evangelho de hoje, Jesus apresenta o Paráclito como o mestre que guiará os discípulos na compreensão de Jesus. A presença do Espírito como mestre se faz necessária, pois somente após a forte experiência da ressurreição de Jesus é que os discípulos teriam um pleno entendimento do que aconteceu e de tudo o que foi dito: “Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos”, isto é, somente agindo em e através do Paráclito é que Jesus comunicará todo esse conhecimento aos seus discípulos.
O Paráclito é o guia que vai levar os discípulos à plena verdade do que Jesus disse. Essa orientação do Espírito não leva os discípulos somente a um conhecimento teórico das verdades reveladas por Jesus, vai muito além, envolve um caminho de vida em conformidade com o ensino de Jesus. Para as pessoas do tempo de Jesus e para nós hoje, a condição para uma vida no Espírito é tornar-se discípulo: “Se permanecerdes em minhas palavras, verdadeiramente, sereis meus discípulos; e conhecereis a verdade” (Jo 8,31-32). É o Paráclito o encarregado de manifestar aos discípulos o alcance da mensagem de Jesus. E ao declarar ou interpretar o que pertence a Jesus, o Paráclito interpreta o Pai para os homens; pois, o Pai e Jesus possuem todas as coisas em comum.
Pe. Paulo Eduardo Jácomo, sdb.