19/01 – Fazei o que Ele vos disser.

19/01 – Fazei o que Ele vos disser.

Domingo, 19 de janeiro de 2025.

 

Evangelho (Jo 2,1-11)

 

“Fazei o que Ele vos disser”

 

Naquele tempo, 1houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava presente. 2Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. 3Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”. 4Jesus respondeu-lhe: “Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou”. 5Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei o que ele vos disser!”. 6Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros. 7Jesus disse aos que estavam servindo: “Enchei as talhas de água!”. Encheram-nas até a boca. 8Jesus disse: “Agora tirai e levai ao mestre-sala!”. E eles levaram. 9O mestre-sala experimentou a água, que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água. 10O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: “Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho bom até agora!” 11Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele.

 

Reflexão

 

Hoje a Igreja do Brasil celebra N. Sra. Aparecida, Padroeira do Brasil. O Evangelho que nos é proposto é o das Bodas de Caná. É o episódio que retrata o “início dos sinais” de Jesus, e Maria foi a intercessora. Ela intercedeu para que o primeiro milagre de Jesus acontecesse e foi este sinal que suscitou a fé dos discípulos. Por uma intercessão de Maria, Jesus transformou a água em vinho. “Em Caná, ninguém pede à Santíssima Virgem que interceda junto de seu Filho pelos consternados esposos. É o Coração de Maria que não pode deixar de se compadecer dos infelizes. O seu coração a impele a assumir, por inciativa própria, o ofício de intercessora e a pedir ao Filho o milagre. Se a Senhora procedeu assim sem que lhe tivesse dito nada, que teria feito se lhe tivessem pedido que interviesse?” (Santo Afonso Maria de Ligório). E o que não será se nós tantas vezes no dia lhe dizemos: ‘Rogai por nós’? Que não iremos conseguir se recorrermos a Ela? “Maria põe-se de permeio entre o seu Filho e os homens na realidade das suas privações e dos seus sofrimentos. Maria faz-se de Medianeira, não como uma estranha, mas na posição de Mãe, consciente de que como tal pode – ou antes, tem o direito – de tornar presentes ao Filho as necessidades dos homens (S. João Paulo II). Jesus não nos nega nada; e concede-nos de modo particular tudo o que lhe pedimos através de sua Mãe. É como intercessora que Maria olha pelos frágeis. Podemos ter a certeza que o Coração de Maria não deixa de atender os nossos rogos e apelos. E por ter certeza de que o Filho não vai deixar de atender um pedido de Mãe, é que nós podemos sempre recorrer a Ela. Mas, Maria também continua dizendo a nós, seus filhos: ‘Fazei o que Ele vos disser’.


Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    29/05 – Mulher, este é o teu filho… Esta é a tua mãe.
    22 de maio de 2023 Reflexão do Evangelho
    29/05 – Mulher, este é o teu filho… Esta é a tua mãe.

    Segunda-feira, 29 de maio de 2023.   Evangelho (Jo 19,25-34)   “Mulher, este é o teu filho… Esta é a tua mãe.”   Naquele tempo,…

    Continuar lendo
    05/03 – Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão.
    3 de março de 2022 Reflexão do Evangelho
    05/03 – Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão.

    Sábado, 05 de março de 2022.   Evangelho (Lc 5,27-32)   “Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão”  …

    Continuar lendo
    UniSALESIANO apresenta nova filial “Zatti Saúde” em encontro formativo com os colaboradores
    30 de abril de 2025 Notícias
    UniSALESIANO apresenta nova filial “Zatti Saúde” em encontro formativo com os colaboradores

    Colaboradores do UniSALESIANO participaram da Formação Mensal, realizada na Capela do Centro de Convivência, no dia 25 de março, cujo destaque foi a apresentação da nova…

    Continuar lendo