17/02 – Por que esta gente pede um sinal?

17/02 – Por que esta gente pede um sinal?

Segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025.

 

Evangelho (Mc 8,11-13)

 

“Por que esta gente pede um sinal?”

 

Naquele tempo, 11os fariseus vieram e começaram a discutir com Jesus. E, para pô-lo à prova, pediam-lhe um sinal do céu. 12Mas Jesus deu um suspiro profundo e disse: “Por que esta gente pede um sinal? Em verdade vos digo, a esta gente não será dado nenhum sinal”. 13E, deixando-os, Jesus entrou de novo na barca e se dirigiu para a outra margem.

 

Reflexão

 

Pedir sinais a Jesus é uma atitude tomada por muitos de nós. Aliás, eu pergunto: Quem de nós nunca pediu um sinal a Deus? Mas por que pedimos sinais? Os milagres são um argumento a favor da existência de Deus e da sua onipotência? Diante dos milagres, duas são as perplexidades principais: muitas vezes os milagres não são milagres, muitas coisas estranhas que acontecem possuem uma explicação natural. Mas quando se trata de um fenômeno que vai além da lei natural, isso realmente tem importância? No milagre de Bolsena a hóstia consagrada ao ser partida versou sangue humano: mas as pessoas de fé creem na presença de Cristo na eucaristia também sem este milagre, enquanto que os que não creem continuam como tais e ainda sorriem. Os milagres fazem parte das narrativas bíblica e jesus realizou muitos. Na Bíblia os milagres são chamados de “sinais”. Um sinal é um meio de diálogo entre duas pessoas que desejam entrar em contato, entenderem-se e procurarem entender o sentido do sinal. “Por que esta gente pede um sinal? Um sinal não é um milagre, mas dá confiança a quem o recebe e a coragem para fazer o que deve ser feito. Mas não tinha este sentido para os fariseus que pediam um sinal do céu. Deus deve fazer coisas maravilhosas, mas só porque eles possam mostrar-se superiores e rejeitar as maravilhas continuando a serem incrédulos. Por isso que Jesus diz claramente aos fariseus que nenhum sinal lhes seria dado. Nós precisamos ser como detetives, ou seja, ter a capacidade de ver o que os outros não veem. O homem espiritual é um detetive no sentido mais profundo. Ele descobre a cada passo que dá o que Deus faz por ele, que o mundo é cheio de sinais, de maravilhas e de milagres.

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    31/10 – Bendito aquele que vem em nome do Senhor.
    28 de outubro de 2024 Reflexão do Evangelho
    31/10 – Bendito aquele que vem em nome do Senhor.

    Quinta-feira, 31 de outubro de 2024.   Evangelho (Lc 13,31-35)   “Bendito aquele que vem em nome do Senhor”   31Naquela hora, alguns fariseus aproximaram-se…

    Continuar lendo
    26/09 – Quem não é contra nós é a nosso favor
    17 de setembro de 2021 Reflexão do Evangelho
    26/09 – Quem não é contra nós é a nosso favor

    Domingo, 26 de setembro de 2021. – XXVI TC   Evangelho (Mc 9, 38-43.45.47-48)   “Quem não é contra nós é a nosso favor”.  …

    Continuar lendo
    23/10 – Mas, se vós não vos converterdes…
    13 de outubro de 2021 Reflexão do Evangelho
    23/10 – Mas, se vós não vos converterdes…

    Sábado, 23 de outubro de 2021.   Evangelho (Lc 13,1-9)   “Mas, se vós não vos converterdes…”   1Naquele tempo, vieram algumas pessoas trazendo notícias…

    Continuar lendo