31/03 – O homem acreditou na palavra de Jesus.

31/03 – O homem acreditou na palavra de Jesus.

Segunda-feira, 31 de março de 2025.

Evangelho (Jo 4,43-54)

“O homem acreditou na palavra de Jesus…”

Naquele tempo, 43Jesus partiu da Samaria para a Galileia. 44O próprio Jesus tinha declarado, que um profeta não é honrado na sua própria terra. 45Quando então chegou à Galileia, os galileus receberam-no bem, porque tinham visto tudo o que Jesus havia feito em Jerusalém, durante a festa. Pois também eles tinham ido à festa. 46Assim, Jesus voltou para Caná da Galileia, onde havia transformado água em vinho. Havia em Cafarnaum um fun­cionário do rei que tinha um filho doente. 47Ouviu dizer que Jesus tinha vindo da Judeia para a Galileia. Ele saiu ao seu encontro e pediu-lhe que fosse a Cafarnaum curar seu filho, que estava morrendo. 48Jesus disse-lhe: “Se não virdes sinais e prodígios, não acreditais”. 49O funcionário do rei disse: “Senhor, desce, antes que meu filho morra!” 50Jesus lhe disse: “Podes ir, teu filho está vivo”. O homem acreditou na palavra de Jesus e foi embora. 51Enquanto descia para Ca­farnaum, seus empregados foram ao seu encontro, dizendo que o seu filho estava vivo. 52O funcionário perguntou a que horas o menino tinha melhorado. Eles responderam: “A febre desapareceu, ontem, pela uma da tarde”. 53O pai verificou que tinha sido exatamente na mesma hora em que Jesus lhe havia dito: “Teu filho está vivo”. Então, ele abraçou a fé, juntamente com toda a sua família. 54Esse foi o segundo sinal de Jesus. Realizou-o quando voltou da Judeia para a Galileia.

 

Reflexão

A história contada no Evangelho de hoje poderia se assemelhar a tantas outras histórias de cura narradas no Evangelho. Também o desespero deste pai que procura Jesus porque seu filho está morrendo encontra no evangelho de João alguns detalhes interessantes: “Senhor, desce, antes que meu filho morra!” 50Jesus lhe disse: “Podes ir, teu filho está vivo”. Este homem crê nas palavras de Jesus e se coloca a caminho. Crer é justamente colocar-se a caminho justamente quando faltam provas evidentes sobre aquilo que cremos. A fé não é um “convencer-se um pouco” de cada vez, mas é um confiar um pouco de cada vez. É nesta dinâmica de gradual confiança que a graça de Deus realiza mudanças: Enquanto descia para Ca­farnaum, seus empregados foram ao seu encontro, dizendo que o seu filho estava vivo. O funcionário perguntou a que horas o menino tinha melhorado. Eles responderam: “A febre desapareceu, ontem, pela uma da tarde”. O pai verificou que tinha sido exatamente na mesma hora em que Jesus lhe havia dito: “Teu filho está vivo”. Então, ele abraçou a fé, juntamente com toda a sua família”. Muitos de nós pensamos ao contrário porque buscamos provas para poder confiar ignorando que somente a fé nos permite ver uma mudança. Sem fé nós permanecemos sé e os fatos sem uma saída, a fé ao invés é a intuição de um imprevisto que muda tudo. Se não acreditamos que possa existir um imprevisto nos acontecimentos da vida, agora a vida permanece imutável.

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    27/05 – Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?
    20 de maio de 2024 Reflexão do Evangelho
    27/05 – Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?

    Segunda-feira, 27 de maio de 2024.   Evangelho (Mc 10,17-27)   “Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?”   Naquele tempo, 17quando…

    Continuar lendo
    06/06 – Mulher, este é o teu filho… Esta é a tua mãe.
    3 de junho de 2022 Reflexão do Evangelho
    06/06 – Mulher, este é o teu filho… Esta é a tua mãe.

    Segunda-feira, 06 de junho de 2022.   Evangelho (Jo 19,25-34)   “Mulher, este é o teu filho… Esta é a tua mãe.”   Naquele tempo,…

    Continuar lendo
    30/01 – Espírito impuro, sai desse homem!
    20 de janeiro de 2023 Reflexão do Evangelho
    30/01 – Espírito impuro, sai desse homem!

    Segunda-feira, 30 de janeiro de 2023.   Evangelho (Mc 5,1-20)   “Espírito impuro, sai desse homem!” Naquele tempo, 1Jesus e seus discípulos chegaram à outra…

    Continuar lendo