23/05 – Aquele que crê em mim, conforme diz a Escritura, rios de água jorrarão do seu interior.

23/05 – Aquele que crê em mim, conforme diz a Escritura, rios de água jorrarão do seu interior.

Domingo de Pentecostes, 23 de maio de 2021.

Evangelho (Jo 20, 19-23)

 

“Recebei o Espírito Santo”

19Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”. 20Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então, os discípulos se alegraram por verem o Senhor. 21Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. 22E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. 23A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem não os perdoardes, eles lhes serão retidos”.

 

Reflexão

Pentecostes chegou para os discípulos, depois de cinquenta dias plenos de incertezas. Por um lado, os discípulos haviam visto e convivido com o Ressuscitado. De outra parte não haviam superado ainda o medo e as incertezas. Viviam “as portas fechadas”, incapazes de anunciar o Cristo vivo. Chega o Espírito Santo e com a sua presença as preocupações desaparecem: agora os discípulos estão cheios de coragem, até mesmo quando são aprisionados. O medo de morrer desaparece, estão dispostos agora até mesmo a dar a vida. Antes se escondiam, agora possuem a coragem de anunciar Jesus as todas as gentes. A missão dos discípulos, que parecia ter chegado ao fim, agora se renova.

O Espírito não é uma coisa abstrata, é uma Pessoa concreta, mais próxima, aquela que nos transforma a vida. Basta que olhemos para a vida dos discípulos para entendermos a força renovadora que o Espírito Santo possui.

O Espírito que Jesus comunica, cria no discípulo uma nova condição humana que produz unidade. Quando o orgulho do homem o leva a desafiar a Deus construindo a Torre de Babel, Deus confunde as suas línguas assim que não possam mais se entender. Em Pentecostes acontece o contrário: pela graça do Espírito Santo, os Apóstolos são compreendidos pelas pessoas das mais diversas proveniências e línguas diversas.

O Espírito Santo é o Mestre interior que guia o discípulo à verdade, que o impulsiona a trabalhar bem, que consola na dor, que o transforma interiormente, dando força e capacidades novas.

No primeiro dia de Pentecostes, os Apóstolos se encontravam reunidos em companhia de Maria, recolhidos em oração. O recolhimento, a atitude da oração é imprescindível para receber o Espírito Santo.

Os Apóstolos, de homens aterrorizados, foram transformados em corajosos anunciadores, por nada amedrontados pela prisão, pela tortura ou pelo martírio. A força do Espírito estava com eles. O Espírito Santo é a alma da nossa alma, a vida da nossa vida, o ser do nosso ser; é a nossa santificação, o hóspede do nosso interior. Para amadurecermos na fé, é necessário que a nossa relação com ele seja mais consciente. Neste dia de Pentecostes, abramos para ele as portas do nosso interior.

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, sdb.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    24/12 – Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por ele amados.
    23 de dezembro de 2021 Reflexão do Evangelho
    24/12 – Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por ele amados.

    Sexta-feira, 24 de dezembro de 2021.   Evangelho (Lc 2,1-14)   “Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens…

    Continuar lendo
    UniSALESIANO homenageia colaboradoras no Dia Internacional das Mulheres
    16 de março de 2023 Notícias
    UniSALESIANO homenageia colaboradoras no Dia Internacional das Mulheres

    As mulheres ganharam batons de presente   O Dia Internacional das Mulheres foi celebrado no UniSALESIANO, com o encontro das colaboradoras da Instituição, na tarde do dia…

    Continuar lendo
    18/02 – Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!
    10 de fevereiro de 2023 Reflexão do Evangelho
    18/02 – Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!

    Sábado, 18 de fevereiro de 2023.   Evangelho (Mc 9,2-13)   “Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!”   Naquele tempo,…

    Continuar lendo