12/07 – Quem não toma a sua cruz e não me segue não é digno de mim

12/07 – Quem não toma a sua cruz e não me segue não é digno de mim

Segunda-feira, 12 de julho de 2021.

 

Evangelho (Mt 10,34-11,1)

 

“Quem não toma a sua cruz e não me segue não é digno de mim”

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 34“Não penseis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer a paz, mas sim a espada. 35De fato, vim separar o filho de seu pai, a filha de sua mãe, a nora de sua sogra. 36E os inimigos do homem serão os seus próprios familiares. 37Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim, não é digno de mim. Quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim, não é digno de mim. 38Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim. 39Quem procura conservar a sua vida vai perdê-la. E quem perde a sua vida por causa de mim vai encontrá-la. 40Quem vos recebe a mim recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou. 41Quem recebe um profeta, por ser profeta, receberá a recompensa de profeta. E quem recebe um justo, por ser justo, receberá a recompensa de justo. 42Quem der, ainda que seja apenas um copo de água fresca, a um desses pequeninos, por ser meu discípulo, em verdade vos digo: não perderá a sua recompensa”. 11,1Quando Jesus acabou de dar essas instruções aos doze discípulos, partiu daí, a fim de ensinar e pregar nas cidades deles.

 

Reflexão

 

As palavras do evangelho de Hoje são particularmente exigentes. Jesus é claro ao alertar sobre a possibilidade de separações familiares por causa d’Ele, isto é, devido a fé em Jesus. Quando Jesus fala: “Não vim trazer a paz, mas sim a espada”, Ele não quer dizer com isso que Ele veio trazer a guerra. O que Jesus está querendo sublinhar é a prioridade da adesão pessoal e da fidelidade a Ele, pela qual é necessário enfrentar conflitos dolorosos. É importante saber que todos os laços de solidariedade e de amor só encontram a verdade na obediência ao Senhor que chama, mediante a fé. Nas relações familiares é preciso distinguir as ações das mentalidades e práticas que cada um usa. O Seguimento de Cristo nos condiciona a tê-lo em primeiro lugar na nossa vida. Não podemos seguir o ensinamento de pessoas que contradizem os ensinamentos de Jesus, mesmo que estas façam parte da nossa família. A espada trazida por Jesus não é uma arma violenta, mas é a espada que penetra cada um de nós e sonda os nossos sentimentos e pensamentos mais íntimos. É a espada que, originando a verdade, dá a vida, faz a justiça, livra do medo e de toda forma de hipocrisia e injustiça, e nos torna dignos de Jesus. Esta espada revela a falsidade daqueles que dizem ter tomado a própria cruz e não a tomaram. Esta espada é a própria Palavra de Deus que profeticamente revela a falsidade das nossas práticas de culto e também a falsidade do nosso modo de viver o seguimento de Cristo. Tomar a cruz é percorrer com a mesma obediência ao Pai, o caminho de Jesus. É percorrer o caminho d’Aquele que aceitou “perde-se” para que nós tivéssemos vida. Só no seguimento a Jesus é que podemos encontrar vida. Aquilo que parece prejuízo, mesmo que se tratem das relações familiares, torna-se motivo de plenitude de vida. Essa vida é também recompensa para aqueles que acolherem os discípulos de Cristo, mesmo através do gesto mais simples e cotidiano.

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, sdb.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    Alunos do Colégio Salesiano plantam 100 mudas de ipê em torno do UniSALESIANO
    25 de novembro de 2021 Notícias
    Alunos do Colégio Salesiano plantam 100 mudas de ipê em torno do UniSALESIANO

    O objetivo do evento foi promover a integração, educação e, principalmente, a conscientização ambiental. Uma parceria entre o Colégio Salesiano “Dom Luiz Lasagna” e o…

    Continuar lendo
    08/01 – Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo
    7 de janeiro de 2023 Reflexão do Evangelho
    08/01 – Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo

    Domingo, 08 de janeiro de 2023. Domingo da Epifania Evangelho (Mt 2,1-12) “Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo”   1Tendo nascido…

    Continuar lendo
    04/09 – Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim não pode ser meu discípulo.
    30 de agosto de 2022 Reflexão do Evangelho
    04/09 – Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim não pode ser meu discípulo.

    Domingo, 04 de setembro de 2022.   Evangelho (Lc 14,25-33)   “Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim não pode ser…

    Continuar lendo