28/07 – O Reino dos céus é como um tesouro escondido no campo

28/07 – O Reino dos céus é como um tesouro escondido no campo

Quarta-feira, 28 de julho de 2021.

 

Evangelho (Mt 13,44-46)

 

“O Reino dos céus é como um tesouro escondido no campo”

 

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“O Reino do Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. 45O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. 46Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola”.

 

Reflexão

 

“Tesouro escondido” é a palavra que Jesus utilizou para definir o “Reino dos céus”. Não é algo evidente, precisa ser descoberto e precisamos de tempo para descobri-lo. Muitas vezes, somos nós mesmos que enterramos este ‘tesouro’ com os ‘afazeres’ de todos os dias. Mas, é um tesouro que faz mudar tudo. É graças a ele que nós encontramos a coragem para abandonar tudo, de arriscar tudo. É um tesouro que, quando descoberto, faz a gente viver de novo. É o motivo pelo qual nós adquirimos a capacidade de dar a vida e faz a gente se empenhar para não perdê-lo; nos faz responsáveis por ele.

O reino dos céus é tarefa cotidiana, não é um sacrifício. É uma tarefa que te faz renunciar a tudo porque você encontrou algo melhor. O encontro com Cristo é um encontro que dá um novo valor às coisas que vivemos, pois, com um ‘novo’ olhar, a gente é capaz de enxergar em cada acontecimento aquele ‘algo escondido’ que é muito importante. E sabendo disso, você começa, por exemplo, a olhar o teu matrimônio com outro olhar, isto é, o que parecia não ter mais valor, passa a ter um novo valor, melhor do que o anterior. O teu trabalho, que parecia só te causar cansaço, passa a te dar um novo vigor. O Reino dos céus é a capacidade de descobrir os tesouros escondidos em tudo o que a gente vive. Descobrir estes tesouros faz nascer de novo em nós a fidelidade, a coragem e a paixão. Jesus está escondido em tudo que a gente vive. A melhor ocasião que a vida já nos ofereceu e continua a oferecer-nos, e que pode dar uma alegria que ninguém pode nos tirar, é a de encontrar Jesus continuamente presente no meio de nós. Ele é o nosso maior tesouro.

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, sdb.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    22/07 – Rabunni!
    11 de julho de 2024 Reflexão do Evangelho
    22/07 – Rabunni!

    Segunda-feira, 22 de julho de 2024.   Evangelho (Jo 20,1-2.11-18)   “Rabunni!”   1No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus,…

    Continuar lendo
    UniSALESIANO prepara seu ambiente para festas natalícias
    25 de novembro de 2021 Notícias
    UniSALESIANO prepara seu ambiente para festas natalícias

    Os agentes de Pastoral, João Paulo Galdino e Braian Bruno da Silva, dedicaram-se com carinho na montagem do presépio e da árvore. A Pastoral Universitária…

    Continuar lendo
    01/03 – …mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas.
    24 de fevereiro de 2023 Reflexão do Evangelho
    01/03 – …mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas.

    Quarta-feira, 01 de março de 2023.   Evangelho (Lc 11,29-32)   “…mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas”  …

    Continuar lendo