29/08 – O que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior

29/08 – O que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior

Domingo, 29 de agosto de 2021 – XXII do Tempo Comum

 

Evangelho (Mc 7,1-8,14-15,21-23)

 

“O que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior”

 

Naquele tempo, 1os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. 2Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado. 3Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. 4Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre. 5Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: “Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?” 6Jesus respondeu: “Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. 7De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos’. 8Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”. 14Em seguida, Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: “Escutai, todos, e compreendei: 15o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior. 21Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, 22adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. 23Todas estas coisas más saem de dentro, e são elas que tornam impuro o homem”.

 

Reflexão

 

O evangelho de hoje trata de um tema que arde cotidianamente em nossa consciência: a questão da pureza e impureza. Pureza e não pureza diante de Deus. Os que ainda possuem uma consciência cristã sabem reconhecer que estamos “poluídos” e que a santidade é algo ainda a se conquistar. Pode ser que esta consciência nos leve a caminhos equivocados de purificação. Mas uma coisa é certa, o homem não pode incorrer no erro de se justificar por si só. Não se trata de dizer que o homem se torna bom e puro somente pelo seu agir moral. O que nos torna puros é a Verdade de Jesus que nos foi revelada através das Sagradas Escrituras e nós precisamos conhece-la para andar no caminho certo. É a verdade que nos liberta e nos torna verdadeiramente filhos. É preciso que estejamos atentos para não vivermos uma falsa religião. Como nos diz São Tiago, “nós precisamos ser cumpridores da Palavra e não meros ouvintes”. Nós não podemos cair mais no velho erro da humanidade de “dizer uma coisa e fazer outra”. De fato, entre a escuta e a vida a distância é grande. Para nos afastarmos da hipocrisia, nós temos que viver a Palavra na sua plenitude. Tenho certeza de que precisamos muito evangelizar o nosso coração erradicando dele o mal, nas suas formas mais variadas. Mas é certo que muitas vezes não controlamos o nosso coração. O que precisamos pedir a Deus é que sejamos libertos da escravidão do pecado, das más intenções que temos no coração. A conversão acontece quando mudamos o nosso coração. É uma conquista a ser alcançada com muita luta, pois como nos diz São Paulo na Carta aos Romanos: “Não entendo o que realizo, pois não executo o que quero, mas faço o que detesto”.

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, sdb.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    22/08 – A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna
    13 de agosto de 2021 Reflexão do Evangelho
    22/08 – A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna

    Domingo, 22 de agosto de 2021 – XXI Domingo do Tempo Comum   Evangelho (Jo 6, 60-69)   “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras…

    Continuar lendo
    07/07 – Aqueles que têm saúde não precisam de médicos, mas sim os doentes.
    19 de junho de 2023 Reflexão do Evangelho
    07/07 – Aqueles que têm saúde não precisam de médicos, mas sim os doentes.

    Sexta-feira, 07 de Julho de 2023.   Evangelho (Mt 9,9-13)   “Aqueles que têm saúde não precisam de médicos, mas sim os doentes”.   Naquele…

    Continuar lendo
    24/02 – Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem.
    21 de fevereiro de 2024 Reflexão do Evangelho
    24/02 – Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem.

    Sábado, 24 de fevereiro de 2024.   Evangelho (Mt 5,43-48)   “Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem”   Naquele tempo,…

    Continuar lendo