11/09 – O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração

11/09 – O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração

Sábado, 11 de setembro de 2021.

 

Evangelho (Lc 6,43-49)

 

“O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração”.

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 43“Não existe árvore boa que dê frutos ruins, nem árvore ruim que dê frutos bons. 44Toda árvore é reconhecida pelos seus frutos. Não se colhem figos de espinheiros, nem uvas de plantas espinhosas. 45O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração. Mas o homem mau tira coisas más do seu mau tesouro, pois sua boca fala do que o coração está cheio. 46Por que me chamais: ‘Senhor! Senhor!’, mas não fazeis o que eu digo? 47Vou mostrar-vos com quem se parece todo aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras e as põe em prática. 48É semelhante a um homem que construiu uma casa: cavou fundo e colocou o alicerce sobre a rocha. Veio a enchente, a torrente deu contra a casa, mas não conseguiu derrubá-la, porque estava bem construída. 49Aquele, porém, que ouve e não põe em prática, é semelhante a um homem que construiu uma casa no chão, sem alicerce. A torrente deu contra a casa, e ela imediatamente desabou; e foi grande a ruína dessa casa”.

 

Reflexão

 

O bem e o mal são duas realidades que, às vezes, se confundem. Jesus, no Evangelho, nos ensina a como perceber a diferença entre o bem e o mal. Jesus fala da realidade da árvore, ou seja, os frutos ajudam a entender a qualidade da árvore. Mais claro do que isso, Jesus não tem como dizer. Na nossa realidade mais humana, podemos dizer que as palavras de uma pessoa ajudam a entender o que a pessoa traz no coração, como diz o velho provérbio: “as palavras dizem do que o coração está cheio”. Porém, podemos dizer que há uma confusão quando falamos de “frutos”. Estas são as consequências interiores daquilo que escolhemos. São Paulo se preocupa em elencar-nos um adequado número para reconhecê-lo: alegria, paz, benevolência, mansidão, domínio de si. Se queremos entender se uma coisa é boa, ao menos, deixemos refletir sobre o “eco” interior que o ato produz em nós. Se produz um sabor de alegria, paz, benevolência, de liberdade, então é uma coisa que vem de Deus, também se para se concretizar se utilizará de situações e circunstâncias aparentemente difíceis. Um dito popular diz que não existe rosa sem espinhos, mas se o nosso olhar contempla só os espinhos, não contemplamos a beleza da rosa. Jesus ainda diz: “Porque me chamais: Senhor! Senhor!”, mas não fazeis o que eu digo?” Muitas vezes com a mesma intensidade que queremos que Ele entre em nossa vida, depois não colocamos em prática aquilo que nos diz. Se entendemos que uma coisa é boa, porque não a colocamos em prática? Não nos serve de nada o nosso discernimento? Por isso que Jesus diz que, quem oculta as Suas palavras e não as coloca em prática, é como alguém que construiu a casa sobre a areia, na primeira dificuldade desaba. Quem, ao invés coloca em prática o bem, encontra muita dificuldade, porém o que constrói será duradouro.

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, sdb.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    08/12 – Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo.
    22 de novembro de 2023 Reflexão do Evangelho
    08/12 – Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo.

    Sexta-feira, 08 de dezembro de 2023.   Evangelho (Lc 1,26-38)   “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo”   Naquele tempo, 26o anjo Gabriel…

    Continuar lendo
    Quarta Cultural encanta acadêmicos com apresentação da Banda Marcial do Sesi 349
    10 de setembro de 2024 Notícias
    Quarta Cultural encanta acadêmicos com apresentação da Banda Marcial do Sesi 349

    A Pastoral Universitária proporcionou aos acadêmicos do UniSALESIANO uma noite memorável durante o intervalo noturno do dia 29 de maio, no Centro de Convivência. A…

    Continuar lendo
    10/05 – Quando vier o Defensor que eu vos mandarei…
    10 de maio de 2021 Reflexão do Evangelho
    10/05 – Quando vier o Defensor que eu vos mandarei…

    Segunda-feira, 10 de maio de 2021. Evangelho (Jo 15,26-16,4))   “Quando vier o Defensor que eu vos mandarei…” Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:…

    Continuar lendo