08/10 – Todo Reino dividido contra si mesmo será destruído

08/10 – Todo Reino dividido contra si mesmo será destruído

Sexta-feira, 08 de outubro de 2021.

 

Evangelho (Lc 11,15-26)

 

“Todo Reino dividido contra si mesmo será destruído”.

 

Naquele tempo, Jesus estava expulsando um demônio. 15Mas alguns disseram: “É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios”. 16Outros, para tentar Jesus, pediram-lhe um sinal do céu. 17Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra. 18Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. 19Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. 20Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. 21Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. 22Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou. 23Quem não está comigo, está contra mim. E quem não recolhe comigo, dispersa. 24Quando o espírito mau sai de um homem, fica vagando em lugares desertos, à procura de repouso; não o encontrando, ele diz: ‘Vou voltar para minha casa de onde saí’. 25Quando ele chega encontra a casa varrida e arrumada. 26Então ele vai, e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele. E, entrando, instalam-se aí. No fim, esse homem fica em condição pior do que antes”.

 

Reflexão

 

No Evangelho de hoje Jesus se encontra provocado por dois tipos de acusadores. Um o acusa de agir por meio do demônio; o outro lhe propôs de fazer algo que lhes deixasse maravilhados. As técnicas utilizadas por estes dois homens são as que costumeiramente também utilizamos: diabolizar uma situação ou coloca-la à prova. Mas Jesus não aceita tais provocações, mas nos coloca um ensinamento precioso: “21Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. 22Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou. 23Quem não está comigo, está contra mim. E quem não recolhe comigo, dispersa”. Isto significa que por mais que nos amemos, que tenhamos bons propósitos e boas intenções, o mal muitas vezes é mais forte do que as nossas forças, e se confiamos somente em nossas capacidades, antes ou depois sucumbimos. A nossa força ao invés, não consiste no fazer o nosso possível, mas em fazer o nosso possível junto com Cristo. Sem Cristo há uma grande possibilidade de perder tudo aquilo que é precioso em nossa vida. Existem momentos em nossa vida que fomos capazes de superar as dificuldades, fomos capazes em certo sentido de ter vencido o mal do qual éramos prisioneiros. São aqueles momentos que pensamos que vencemos e que o que foi ruim não vai mais acontecer. Mas a verdade é que precisamos estar sempre alertas: “24Quando o espírito mau sai de um homem, fica vagando em lugares desertos, à procura de repouso; não o encontrando, ele diz: ‘Vou voltar para minha casa de onde saí.”. Neste sentido, o mal pode ser pior que o mal anterior. Mas, se ao voltar, encontrar Jesus, agora ele se torna o demônio: “25Quando ele chega encontra a casa varrida e arrumada. 26Então ele vai, e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele. E, entrando, instalam-se aí. No fim, esse homem fica em condição pior do que antes”

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, sdb.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    11/04 – Mulher, por que choras? A quem procuras?
    30 de março de 2023 Reflexão do Evangelho
    11/04 – Mulher, por que choras? A quem procuras?

    Terça-feira, 11 de abril de 2023.   Evangelho (Jo 20,11-18)   “Mulher, por que choras? A quem procuras?”   Naquele tempo, 11Maria estava do lado…

    Continuar lendo
    22/09 – Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa-nova do Reino de Deus.
    14 de setembro de 2023 Reflexão do Evangelho
    22/09 – Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa-nova do Reino de Deus.

    Sexta-feira, 22 de Setembro de 2023.   Evangelho (Lc 8,1-3)   “Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa-nova do Reino de…

    Continuar lendo
    31/03 – As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou.
    30 de março de 2022 Reflexão do Evangelho
    31/03 – As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou.

    Quinta-feira, 31 de março de 2022.   Evangelho (Jo 5,31-47)   “As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me…

    Continuar lendo