07/11 – Bem-Aventurados…

07/11 – Bem-Aventurados…

Domingo, 07 de novembro de 2021. Solenidade de todos os Santos

 

Evangelho (Mt 5,1-12)

 

“Bem-Aventurados…”

 

Naquele tempo, 1vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2e Jesus começou a ensiná-los: 3“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. 4Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados. 5Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. 6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. 7Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 8Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. 9Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. 10Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus! 11Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. 12aAlegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus”.

 

Reflexão

 

A liturgia de hoje nos convida a levantar o olhar para os Santos. Nesta inumerável multidão não estão somente os santos reconhecidos, mas os batizados de todas as épocas e nações que procuram cumprir com fidelidade à vontade divina. São rostos e nomes desconhecidos, mas com o olhar da fé nós podemos vê-los repletos de glória no firmamento de Deus. Nós celebramos esta Solenidade porque, contemplando o exemplo luminoso dos santos, despertamos em nós o grande desejo de ser como os santos: felizes por viver próximos de Deus, na Sua luz, na grande família dos amigos de Deus. Ser santo significa isso, viver na intimidade de Deus, viver na sua família. Mas como fazer? É a pergunta que todos fazemos. Os próprios Santos nos ensinaram: para ser santo não é necessário realizar ações e nem obras extraordinárias, é preciso sobretudo ouvir Jesus e depois segui-lo sem desanimar diante das dificuldades. A santidade exige um esforço constante, mas é possível para todos porque, mais do que uma obra humana, é sobretudo um dom de Deus. Ao anúncio das Bem-Aventuranças os pobres de espírito, os aflitos, os mansos, quem tem fome e sede de justiça, os misericordiosos, os puros de coração, os pacificadores, os que sofrem perseguição por causa da justiça. O Bem-Aventurado por excelência é Jesus. As Bem-Aventuranças revelam a fisionomia de Jesus. Mas o Mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus nos convida ao Seu seguimento. Na medida que aceitamos o seu convite e nos colocamos no seu seguimento, cada qual nas suas próprias circunstâncias, também nós podemos participar das Bem-Aventuranças. Com Ele o impossível se torna possível e até um camelo pode passar pelo fundo de uma agulha; somente com a Sua ajuda nós podemos nos tornar perfeitos como é perfeito o Pai Celeste. “Todos os cristãos, chamados à santidade, são homens e mulheres que vivem solidamente alicerçados naquela “Rocha”; têm os pés na terra, mas o coração já no Céu, morada definitiva dos amigos de Deus (Bento XVI)

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, sdb.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    02/08- O Reino dos céus é como um tesouro escondido no campo.
    2 de agosto de 2023 Reflexão do Evangelho
    02/08- O Reino dos céus é como um tesouro escondido no campo.

    Quarta-feira, 02 de agosto de 2023.   Evangelho (Mt 13,44-46)   “O Reino dos céus é como um tesouro escondido no campo”   Naquele tempo,…

    Continuar lendo
    06/08 – Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo o meu agrado. Escutai-o!
    2 de agosto de 2023 Reflexão do Evangelho
    06/08 – Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo o meu agrado. Escutai-o!

    Domingo, 06 de agosto de 2023.   Evangelho (Mt 17,1-9)   “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo o meu agrado….

    Continuar lendo
    24/09 – Assim, os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos.
    14 de setembro de 2023 Reflexão do Evangelho
    24/09 – Assim, os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos.

    Domingo, 24 de Setembro de 2023.   Evangelho (Mt 20,1-16)   “Assim, os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos”   Naquele…

    Continuar lendo