05/12 – Preparai os caminhos do Senhor, endireitai suas veredas.

05/12 – Preparai os caminhos do Senhor, endireitai suas veredas.

Domingo, 05 de dezembro de 2021 – 2º domingo do Advento.

 

Evangelho (Lc 3,1-6)

 

“Preparai os caminhos do Senhor, endireitai suas veredas”.

 

1No décimo quinto ano do império de Tibério César, quando Pôncio Pilatos era governador da Judeia, Herodes administrava a Galileia, seu irmão Filipe, as regiões da Itureia e Traconítide, e Lisânias a Abilene; 2quando Anás e Caifás eram sumos sacerdotes, foi então que a palavra de Deus foi dirigida a João, o filho de Zacarias, no deserto.3E ele percorreu toda a região do Jordão, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados, 4como está escrito no Livro das palavras do profeta Isaías: “Esta é a voz daquele que grita no deserto: ‘preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas. 5Todo vale será aterrado, toda montanha e colina serão rebaixadas; as passagens tortuosas ficarão retas e os caminhos acidentados serão aplainados. 6E todas as pessoas verão a salvação de Deus’”.

 

Reflexão

 

O Evangelho de hoje faz destaque a figura de João Batista, aquele que também prepara a vinda do Messias, assim como a Virgem Maria. O Evangelho contextualiza historicamente o nascimento de Jesus: “No décimo quinto ano do reinado do imperador Tibério, sendo Pôncio Pilatos governador…eram sumos sacerdotes Anás e Caifás”. Como nos diz o Papa Bento XVI: “É no interior deste contexto histórico que se insere o autêntico e gradioso acontecimento, a Natividade de Cristo, que os contemporâneos nem se quer notarão. Para Deus, os grandes da história servem de moldura para os pequeos!” João Batista se define como uma voz que grita do deserto: “Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas”. João Bastista tem um grande papel a desempenhar, mas sempre em função do Cristo. João a voz que passa e Cristo, a palavra eterna.Voz e palavra, o som que dá sentido a Palavra. Como dizia santo Agostinho: “A voz sem a palavra não edifica o coração”. Hoje temos a tarefa de ouvir aquela voz para conceder a Jesus, Palavra que nos salva, espaço e acolhimento no coração. Neste tempo do advento, nós precisamos preparar para ver com os olhos da fé, na gruta humilde de Belém, a Salvação de Deus. Nos preparamos para o Natal, na sociedade consumista, na qual somos tentados a procurar a alegria nas coisas, João Batista ensinava-nos a viver de maneira essencial, a fim de que o Natal seja vivido não como uma festa exterior, mas como a festa do Filho de Deus que veio trazer ao homens a paz, a vida e alegria verdadeira.

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, sdb.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    17/09 – O semeador saiu a semear a sua semente.
    8 de setembro de 2022 Reflexão do Evangelho
    17/09 – O semeador saiu a semear a sua semente.

    Sábado, 17 de setembro de 2022.   Evangelho (Lc 8,4-15)   “O semeador saiu a semear a sua semente”   Naquele tempo, 4reuniu-se uma grande…

    Continuar lendo
    03/07 – Meu Senhor e meu Deus!
    25 de junho de 2021 Reflexão do Evangelho
    03/07 – Meu Senhor e meu Deus!

    Sábado, 03 de Julho de 2021.   Evangelho (Jo 20,24-29)   “Meu Senhor e meu Deus!”   24Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze,…

    Continuar lendo
    18/03 – A pedra que os pedreiros rejeitaram tornou-se a pedra angular.
    17 de março de 2022 Reflexão do Evangelho
    18/03 – A pedra que os pedreiros rejeitaram tornou-se a pedra angular.

    Sexta-feira, 18 de março de 2022. Evangelho (Mt 21, 33-43.45-46) “A pedra que os pedreiros rejeitaram tornou-se a pedra angular”. Naquele tempo, dirigindo-se Jesus aos…

    Continuar lendo