29/01 – Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?

29/01 – Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?

Sábado, 29 de janeiro de 2022.

Evangelho (Mc 4,35-41)

“Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?”

35Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus discípulos: “Vamos para a outra margem!” 36Eles despediram a multidão e levaram Jesus consigo, assim como estava, na barca. Havia ainda outras barcas com ele. 37Começou a soprar uma ventania muito forte e as ondas se lançavam dentro da barca, de modo que a barca já começava a se encher. 38Jesus estava na parte detrás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram: “Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?” 39Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: “Silêncio! Cala-te!” O vento cessou e houve uma grande calmaria. 40Então Jesus perguntou aos discípulos: “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” 41Eles sentiram um grande medo e diziam uns aos outros: “Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?”

Reflexão

O evangelista Marcos faz o relato de quatro milagres de Jesus, e o evangelho de hoje apresenta o primeiro: a tempestade acalmada. Tais milagres são manifestações do poder divino de Jesus, vencedor das forças do mal, do demônio, da doença e da morte. É o Reino atuando na pessoa de Jesus, tanto no seu anúncio como na sua atividade milagrosa. A intenção no relato da tempestade acalmada é a fé em Jesus por parte dos seus discípulos. Cristo suscita e confirma a fé dos seus apóstolos nele. Uma fé que deve superar o medo, o desânimo e a desconfiança. Jesus dormia no barco enquanto rugia o vento e o mar; porém, mais adormecida estava a fé dos discípulos nele. A dúvida e o medo sempre acompanharam os discípulos durante a vida do Senhor. Por isso que Jesus sempre repetia-lhes: “Não temais”. Mesmo depois da tempestade acalmada o medo continua, um medo que se revela na interrogação: “Quem é este?”; ou ainda: “Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?”. Certamente a fé em Cristo ainda não era sólida. Eles ainda precisavam da luz pascal para fortalecer a fé, para chegar à fé madura. Não podemos ficar somente na visão do milagre neste episódio, mas precisamos expandir o nosso olhar. É preciso que analisemos o fato numa questão cristológica e eclesial. Primeiramente, o milagre da tempestade acalmada é sinal da divindade de Jesus. Deus domina as águas, o cosmo e desse poder participa Cristo que hoje se revela como Deus. Os discípulos representam a Igreja, remam desesperadamente no barco agitado pele tempestade. Se este não afunda, é porque Cristo está presente, ainda que achemos que ele dorme deixando-nos sós. É Jesus o capitão que toma nas mãos o leme e levará a barca a um bom porto. Jesus adormecido no meio da tempestade simboliza Cristo submerso na crise da sua paixão e morte; mas o seu despertar em força e poder sobre o vento e as ondas, comprova a glória e o domínio da sua ressurreição. Passar da tempestade à calmaria é a Páscoa. “Homens e mulheres, porque duvidar? Não sabeis que estou convosco todos os dias até o fim dos tempos?”

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, sdb.

 

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    23/09 – E procurava ver Jesus
    17 de setembro de 2021 Reflexão do Evangelho
    23/09 – E procurava ver Jesus

    Quinta-feira, 23 de setembro de 2021   Evangelho (Lc 9,7-9)   “E procurava ver Jesus”   Naquele tempo, 7o tetrarca Herodes ouviu falar de tudo…

    Continuar lendo
    23/08 – O Reino dos céus é como um tesouro escondido no campo.
    21 de agosto de 2023 Reflexão do Evangelho
    23/08 – O Reino dos céus é como um tesouro escondido no campo.

    Quarta-feira, 23 de agosto de 2023.   Evangelho (Mt 13,44-46)   “O Reino dos céus é como um tesouro escondido no campo”   Naquele tempo,…

    Continuar lendo
    UniSALESIANO e Santa Casa celebram o Dia dos Médicos e inauguram imagem de São Lucas
    4 de novembro de 2024 Notícias
    UniSALESIANO e Santa Casa celebram o Dia dos Médicos e inauguram imagem de São Lucas

    O UniSALESIANO e a Santa Casa inauguraram neste 18 de outubro, em que se comemora o Dia dos Médicos, a imagem de São Lucas, padroeiro dos…

    Continuar lendo