01/03 – Eis que nós deixamos tudo e te seguimos.

01/03 – Eis que nós deixamos tudo e te seguimos.

Terça-feira, 01 de março de 2022.

 

Evangelho (Mc 10,28-31)

 

“Eis que nós deixamos tudo e te seguimos”

 

Naquele tempo, 28começou Pedro a dizer a Jesus: “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos”. 29Respondeu Jesus: “Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, 30receberá cem vezes mais agora, durante esta vida — casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições — e, no mundo futuro, a vida eterna. 31Muitos que agora são os primeiros serão os últimos. E muitos que agora são os últimos serão os primeiros”.

 

Reflexão

 

Ironicamente poderíamos perguntar o que foi que Pedro abandonou para seguir Jesus, um barco velho? Ao longo da história da Igreja muitos abandonaram mais do que isso. São Gregório dizia que não é importante o que a pessoa abandona por Cristo, mas “com qual” espírito o faz. Pode parecer estranho, mas algumas vezes nós somos capazes de abandonar grandes coisas, e coitado se alguém queira tirar-nos pequenos hábitos, ou critica o nosso modo de fazer. O sentido religioso da renúncia é o cumprimento da plena liberdade interior. Um pássaro não pode voar seja porque está amarrado por uma grossa corda, seja porque esteja amarrado por um fino fio. A liberdade de espírito pode ser impedida por coisa grande e por coisas pequenas. Deus restitui tudo aquilo que abandonamos por amor a Ele. Quando jogamos uma coisa fora, nós a perdemos. Quando a presenteamos a um amigo, de qualquer forma ele nos recompensará fazendo-nos, por sua vez, um presente. Santo Inácio dizia que Deus é um cavalheiro: não se deixa humilhar recebendo somente, sem presentear. Portando, cada presente entregue a Ele é recompensado “cem vezes mais” já nesta vida. O ato de amor é gratuito, mesmo assim é recompensado por Deus quando menos esperamos. E também quando damos um pouco de tempo à oração, talvez com pressa, depois poderemos experimentar que Deus nos recompensa, em tantos modos.

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, sdb.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    05/03 – Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo o meu agrado. Escutai-o!
    24 de fevereiro de 2023 Reflexão do Evangelho
    05/03 – Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo o meu agrado. Escutai-o!

    Domingo, 05 de março de 2023. II Quaresma A   Evangelho (Mt 17,1-9)   “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo…

    Continuar lendo
    UniSALESIANO celebra Dia dos Pais com homenagem especial para colaboradores
    10 de setembro de 2024 Notícias
    UniSALESIANO celebra Dia dos Pais com homenagem especial para colaboradores

    O UniSALESIANO, através da Pastoral Universitária, realizou uma celebração em homenagem ao Dia dos Pais. O evento aconteceu na Capela do Centro de Convivência, na tarde de sexta-feira,…

    Continuar lendo
    27/10 – Por que não julgais por vós mesmos o que é justo?
    23 de outubro de 2023 Reflexão do Evangelho
    27/10 – Por que não julgais por vós mesmos o que é justo?

    Sexta-feira, 27 de outubro de 2023.   Evangelho (Lc 12,54-59)   “Por que não julgais por vós mesmos o que é justo?”   Naquele tempo,…

    Continuar lendo