06/03 – Não tentarás o Senhor teu Deus.

06/03 – Não tentarás o Senhor teu Deus.

Domingo, 06 de março de 2022. I Domingo da Quaresma

 

Evangelho (Lc 4,1-13)

 

“Não tentarás o Senhor teu Deus”

 

Naquele tempo, 1Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão, e, no deserto, ele era guiado pelo Espírito. 2Ali foi tentado pelo diabo durante quarenta dias. Não comeu nada naqueles dias e, depois disso, sentiu fome. 3O diabo disse, então, a Jesus: “Se és Filho de Deus, manda que esta pedra se mude em pão”. 4Jesus respondeu: “A Escritura diz: ‘Não só de pão vive o homem’” 5O diabo levou Jesus para o alto, mostrou-lhe por um instante todos os reinos do mundo 6e lhe disse: “Eu te darei todo este poder e toda a sua glória, porque tudo isto foi entregue a mim e posso dá-lo a quem quiser. 7Portanto, se te prostrares diante de mim em adoração, tudo isso será teu”. 8Jesus respondeu: “A Escritura diz: ‘Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás’”. 9Depois o diabo levou Jesus a Jerusalém, colocou-o sobre a parte mais alta do Templo e lhe disse: “Se és Filho de Deus, atira-te daqui abaixo! 10Porque a Escritura diz: ‘Deus ordenará aos seus anjos a teu respeito, que te guardem com cuidado!’ 11E mais ainda: ‘Eles te levarão nas mãos, para que não tropeces em alguma pedra’”. 12Jesus, porém, respondeu: “A Escritura diz: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus’”. 13Terminada toda a tentação, o diabo afastou-se de Jesus, para retornar no tempo oportuno.

 

Reflexão

 

Depois de ter sido batizado e de ter recebido a investidura como Messias, Jesus foi levado pelo Espírito Santo até o deserto, para ser tentado pelo diabo. No âmago das tentações de Jesus está a instrumentalização de Deus para os seus próprios interesses, dando mais importância ao sucesso ou aos bens materiais. Como diz o Papa Emérito Bento XVI: “O tentador é fingido: não impele diretamente para o mal, mas para um bem falso, levando a crer que as realidades autênticas são o poder, e o que satisfaz as necessidades primárias. Deus torna-se secundário, reduz-se a um meio. Nas tentações está em jogo a fé, porque está em jogo Deus”. Sempre nos encontramos numa encruzilhada: queremos seguir o eu ou Deus? O interesse individual, ou então o Bem verdadeiro, aquilo que é realmente bom? Apesar de todo fundamento teológico as pessoas se maravilham que o diabo tenha ousado tentar o Messias. Mas é preciso que entendamos que toda tentação pertence ao crescimento de cada grande homem. Toda obra magnifica surge de uma escolha radical e da contínua luta contra o mal. Santo Antônio Abade considerava a tentação com um elemento necessário ao desenvolvimento espiritual: “Quem não é tentado, não será salvo”. A vida espiritual é um combate, e se combate contra qualquer inimigo, interno ou externo. Quando uma pessoa decide dedicar-se à vida espiritual, encontra desde o início muitas dificuldades externas. Se paramos de nos ocupar com os afazeres externos, surgem as ondas contrárias ao interno, do coração. Sentir é sem dúvida uma atividade do coração, mas também a razão é um grande dom de Deus capaz de fazer-nos entender o que é justo diante de falsos sentimentos. Contra o mal se combate com o coração puro, com a voz de Deus que nos fala. Cristo deseja que combatamos como santos a nossa “luta angelical”. O mal ao qual não consentimos, ele não nos pertence. É importante lembrar que somos tentados cotidianamente, mas aproveitando disto, podemos crescer na santidade, na maturidade dos filhos de Deus.

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, sdb.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    Capela do Santíssimo é inaugurada junto aos colaboradores do UniSALESIANO
    5 de outubro de 2022 Sem categoria
    Capela do Santíssimo é inaugurada junto aos colaboradores do UniSALESIANO

    O novo espaço do UniSALESIANO, dedicado à oração, conta com pinturas de Jesus Cristo, Maria e José De forma intimista e esperançosa, o UniSALESIANO realizou…

    Continuar lendo
    17/09 – Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete.
    11 de setembro de 2023 Reflexão do Evangelho
    17/09 – Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete.

    Domingo, 17 de Setembro de 2023. Evangelho (Mt 18,21-35) “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete” Naquele tempo, 21Pedro aproximou-se de…

    Continuar lendo
    08/10 – …o Reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que produzirá frutos.
    4 de outubro de 2023 Reflexão do Evangelho
    08/10 – …o Reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que produzirá frutos.

    Domingo, 08 de outubro de 2023.   Evangelho (Mt 21,33-43.45-46)   “…o Reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que…

    Continuar lendo