18/04 – Alegrai-vos.

18/04 – Alegrai-vos.

Segunda-feira, 18 de abril de 2022.

 

Evangelho (Mt 28,8-15)

 

“Alegrai-vos”

 

Naquele tempo, 8as mulheres partiram depressa do sepulcro. Estavam com medo, mas correram com grande alegria, para dar a notícia aos discípulos. 9De repente, Jesus foi ao encontro delas, e disse: “Alegrai-vos!” As mulheres aproximaram-se, e prostraram-se diante de Jesus, abraçando seus pés. 10Então Jesus disse a elas: “Não tenhais medo. Ide anunciar a meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão”. 11Quando as mulheres partiram, alguns guardas do túmulo foram à cidade, e comunicaram aos sumos sacerdotes tudo o que havia acontecido. 12Os sumos sacerdotes reuniram-se com os anciãos, e deram uma grande soma de dinheiro aos soldados, 13dizendo-lhes: “Dizei que os discípulos dele foram durante a noite e roubaram o corpo, enquanto vós dormíeis. 14Se o governador ficar sabendo disso, nós o convenceremos. Não vos preocupeis”. 15Os soldados pegaram o dinheiro, e agiram de acordo com as instruções recebidas. E assim, o boato espalhou-se entre os judeus, até o dia de hoje.

 

Reflexão

 

“Estavam com medo, mas correram com grande alegria para dar a notícia aos discípulos”.

 

Como é bonita esta combinação entre medo a alegria presente no Evangelho de hoje. A Páscoa que celebramos ontem se prolonga por oito dias. E nestes oito dias continuamente estaremos em contato com as narrações da ressurreição. Hoje o fazemos com a narração da corrida destas mulheres. A grande diferença entre o medo e o temor é o efeito que estes produzem. O medo paralisa, o temor é somente a antecâmara da alegria, além de ser como nos recorda a Sagrada Escritura, a antecâmara da sabedoria. E tudo isto porque o temor é um produto do amor e não da culpa. Neste gesto de ressurreição representado pelas mulheres acontece a regra fundamental do Evangelho: estas correm ao encontro dos irmãos e enquanto estão correndo ao encontro dos mesmos, encontram Jesus: “De repente, Jesus foi ao encontro delas e disse: ‘Alegrai-vos!’ As mulheres aproximaram-se e prostraram-se diante de Jesus, abraçando seus pés. Então Jesus disse a elas: ‘Não tenhais medo. Ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão”. Se queremos encontrar Jesus devemos ir ao encontro dos irmãos. Se nos prendemos a nós mesmos não encontraremos jamais Jesus, mas somente a sua ausência. Encontrar Jesus, porém, significa assumir nos nossos confrontos a mesma postura dos Magos, dos pastores, dos verdadeiros discípulos que O encontram adorando-O. O gesto da adoração é um gesto de grande intimidade. Parece que o Evangelho quer dizer-nos que quando encontramos Jesus não podemos nos contentar simplesmente com uma experiência intelectual, mas deve ser o início de uma experiência afetiva, profundamente apaixonada que marca a nossa vida de maneira indelével. Este tipo de relação, porém, não pode jamais acontecer com a pretensão de possuir Jesus. A vida espiritual não é uma maneira de controlar Deus, mas somente uma maneira através da qual   podemos fazer uma experiência de amor decisiva que nos coloque constantemente a caminho e justamente por isso faz de cada um de nós “anjos anunciadores da ressurreição.

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, sdb.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    07/12 – … o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos.
    6 de dezembro de 2021 Reflexão do Evangelho
    07/12 – … o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos.

    Terça-feira, 07 de dezembro de 2021.   Evangelho (Mt 18,12-14)   “… o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses…

    Continuar lendo
    UniSALESIANO promove 1º Congresso Internacional de Tecnologia na Educação com mais de 90 palestras
    15 de outubro de 2021 Notícias
    UniSALESIANO promove 1º Congresso Internacional de Tecnologia na Educação com mais de 90 palestras

    O UniSALESIANO promoverá seu 1º C.I.T.E. (Congresso Internacional de Tecnologia na Educação) nos dias 13, 14 e 15 de outubro, a partir das 19h30, de forma online. As inscrições…

    Continuar lendo
    10/06 – …ela, na sua pobreza, ofereceu tudo aquilo que possuía para viver.
    1 de junho de 2023 Reflexão do Evangelho
    10/06 – …ela, na sua pobreza, ofereceu tudo aquilo que possuía para viver.

      Sábado, 10 de junho 2023.   Evangelho (Mc 12,38-44)   “…ela, na sua pobreza, ofereceu tudo aquilo que possuía para viver”.   Naquele tempo,…

    Continuar lendo