01/06 – Consagra-os na verdade; a tua palavra é verdade.

01/06 – Consagra-os na verdade; a tua palavra é verdade.

Quarta-feira, 01 de junho de 2022.

 

Evangelho (Jo 17,11-19)

 

“Consagra-os na verdade; a tua palavra é verdade.”

 

Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos para o céu e rezou, dizendo: 11b“Pai santo, guarda-os em teu nome, o nome que me deste, para que eles sejam um assim como nós somos um. 12Quando eu estava com eles, guardava-os em teu nome, o nome que me deste. Eu os guardei e nenhum deles se perdeu, a não ser o filho da perdição, para se cumprir a Escritura. 13Agora, eu vou para junto de ti, e digo estas coisas, estando ainda no mundo, para que eles tenham em si a minha alegria plenamente realizada. 14Eu lhes dei a tua palavra, mas o mundo os rejeitou, porque não são do mundo, como eu não sou do mundo. 15Não te peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. 16Eles não são do mundo, como eu não sou do mundo. 17Consagra-os na verdade; a tua palavra é verdade. 18Como tu me enviaste ao mundo, assim também eu os enviei ao mundo. 19Eu me consagro por eles, a fim de que eles também sejam consagrados na verdade”.

 

Reflexão

 

“Pai santo, guarda-os em teu nome, o nome que me deste, para que eles sejam um assim como nós somos um… Eu lhes dei a tua palavra, mas o mundo os rejeitou, porque não são do mundo, como eu não sou do mundo”. Jesus tem plena consciência de que nós jogamos na história como protagonistas e não como peões. Com a encarnação, Ele se colocou em campo, mas depois dos eventos da paixão, morte e ressurreição, Ele desceu novamente do campo do espaço e do tempo, e deixou cada um de nós como Seu prolongamento na história. E justamente porque estamos ainda no coração da partida, temos necessidade de sermos protegidos. E o que é que nos protege?  Sermos uma coisa só, assim como Ele é uma coisa só com o Pai. É este o motivo pelo qual nos dirigimos ao mal chamando-o de diabo. A palavra diabo significa “aquele que divide”. É quando somos divididos que nos tornamos fracos e perdidos. Neste sentido a obra do mal é sempre esta de nos dar motivos para dividirmo-nos, para nos contrapormos, para nos colocarmos uns contra os outros. Aquilo que nos salva é justamente encontrarmos a unidade. Uma família unida é uma família mais forte. Uma família dividida gera somente outros problemas. Dois amigos unidos são dois amigos fortes, dois amigos divididos são dois potenciais inimigos. Uma Igreja unida é uma Igreja forte, uma Igreja dividida é o maior contratestemunho que podemos dar ao mundo. Mas precisaríamos dizer que talvez devêssemos encontrar uma maneira de fugir da história, para encontrar um lugar onde escondermo-nos à espera de que tudo termine, mas também esta é uma tentação. Um cristão não se coloca jamais fora do jogo. É Jesus quem pede por nós: “Não te peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno”. O Senhor não nos tira fora das dinâmicas da história, nos dá somente a possibilidade de atravessá-la consagrados na verdade. E isto significa que somos chamados a estar na história mostrando uma lógica completamente diferente. Entender no que consiste esta “diversidade” cristã e aprender a vive-la com humildade, sem covardia ou fanatismo, é o verdadeiro empenho de hoje.

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, sdb.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    01/01 – Quanto a Maria, guardava todos os fatos e meditava sobre eles no seu coração.
    15 de dezembro de 2023 Reflexão do Evangelho
    01/01 – Quanto a Maria, guardava todos os fatos e meditava sobre eles no seu coração.

    Segunda-feira, 01 de janeiro de 2024.   Evangelho (Lc 2,16-21)   “Quanto a Maria, guardava todos os fatos e meditava sobre eles no seu coração”…

    Continuar lendo
    22/03 – Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete.
    21 de março de 2022 Reflexão do Evangelho
    22/03 – Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete.

    Terça-feira, 22 de março de 2022. Evangelho (Mt 18,21-35) “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete” Naquele tempo, 21Pedro aproximou-se de…

    Continuar lendo
     18/07 – …assim também o Filho do Homem estará três dias e três noites no seio da terra.
    27 de julho de 2022 Reflexão do Evangelho
     18/07 – …assim também o Filho do Homem estará três dias e três noites no seio da terra.

    Segunda-feira, 18 de julho de 2022.   Evangelho (Mt 12,38-42)    “…assim também o Filho do Homem estará três dias e três noites no seio…

    Continuar lendo