30/06 – …levanta-te, pega tua cama e vai para tua casa.

30/06 – …levanta-te, pega tua cama e vai para tua casa.

Quinta-feira, 30 de Junho de 2022.

 

Evangelho (Mt 9,1-8)

 

“…levanta-te, pega tua cama e vai para tua casa”.

 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 1entrando em um barco, Jesus atravessou para a outra margem do lago e foi para a sua cidade. 2Apresentaram-lhe, então, um paralítico deitado numa cama. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: “Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados!” 3Então alguns mestres da Lei pensaram: “Esse homem está blasfemando!” 4Mas Jesus, conhecendo os pensamentos deles, disse: “Por que tendes esses maus pensamentos em vossos corações? 5O que é mais fácil, dizer: ‘Os teus pecados estão perdoados’ ou dizer: ‘Levanta-te e anda’? 6Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar pecados” – disse, então, ao paralítico -, “levanta-te, pega a tua cama e vai para a tua casa”. 7O paralítico então se levantou e foi para a sua casa. 8Vendo isso, a multidão ficou com medo e glorificou a Deus, por ter dado tal poder aos homens.

 

Reflexão

 

O termo dominante do evangelho de hoje é a fé. A fé sofrida que se fortifica com a prova, como um atleta que precisa de passar por dificuldades crescentes, para se aperfeiçoar na força e na destreza. A fé em Cristo é a única salvação total e definitiva para o homem. O encontro com Cristo, da parte de quem está desfigurado é o único modo de readquirir a identidade em plenitude.

O encontro com a misericórdia passa através dos homens, o coração de Jesus é paterno e é sempre sensível a todo gesto de bondade e compaixão. As pessoas carregam o paralitico e o levam até Jesus. A comunidade eclesial, por meio dos apóstolos, recebe o poder sacramental de restituir a saúde espiritual do homem mediante a reconciliação. Só Deus tem o poder de perdoar os pecados: “levanta-te, pega a tua cama e vai para tua casa”. Mas porque Jesus cura primeiro a alma e depois o corpo? Certamente, Jesus que é conhecedor do profundo daquele homem, sabe que este paralítico se sente talvez indigno de recorrer ao Filho Santo de Deus, indigno até de se aproximar do Santo dos Santos. Mas a humildade do homem e também a humildade daqueles que o transportaram, comoveu o coração de Jesus e por isso curou o paralitico na alma e no corpo. É preciso que também nós nos sintamos pecadores, para não sermos excluídos da graça. Jesus também quer nos curar, Ele quer que tenhamos a vida em plenitude.

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    26/10 – Mas, se vós não vos converterdes…
    21 de outubro de 2024 Reflexão do Evangelho
    26/10 – Mas, se vós não vos converterdes…

    Sábado, 26 de outubro de 2024.   Evangelho (Lc 13,1-9)   “Mas, se vós não vos converterdes…”   1Naquele tempo, vieram algumas pessoas trazendo notícias…

    Continuar lendo
    24/06 – João é o seu nome
    18 de junho de 2021 Reflexão do Evangelho
    24/06 – João é o seu nome

    Quinta-feira, 24 de Junho de 2021. Evangelho (Lc 1,57-66.80)   “João é o seu nome!”   57Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela…

    Continuar lendo
    Vigília da Misericórdia do UniSALESIANO oportuniza momentos de intimidade com Deus
    13 de abril de 2022 Eventos
    Vigília da Misericórdia do UniSALESIANO oportuniza momentos de intimidade com Deus

    A última passagem da Vigília foi guiada pelo Diretor-Geral do UniSALESIANO de Araçatuba, Pe. Erondi Tamandaré, SDB Um momento de intimidade com Deus, de agradecimentos,…

    Continuar lendo