04/07 – Coragem filha, a tua fé te salvou.

04/07 – Coragem filha, a tua fé te salvou.

Segunda-feira, 04 de julho de 2022.

 

Evangelho (Mt 9,18-26)

 

“Coragem filha, a tua fé te salvou”

 

18Enquanto Jesus estava falando, um chefe aproximou-se, inclinou-se profundamente diante dele, e disse: “Minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá”. 19Jesus levantou-se e o seguiu, junto com os seus discípulos. 20Nisto, uma mulher que sofria de hemorragia há doze anos veio por trás dele e tocou a barra do seu manto. 21Ela pensava consigo: “Se eu conseguir ao menos tocar no manto dele, ficarei curada”. 22Jesus voltou-se e, ao vê-la, disse: “Coragem, filha! A tua fé te salvou”. E a mulher ficou curada a partir daquele instante. 23Chegando à casa do chefe, Jesus viu os tocadores de flauta e a multidão alvoroçada, 24e disse: “Retirai-vos, porque a menina não morreu, mas está dormindo”. E começaram a caçoar dele. 25Quando a multidão foi afastada, Jesus entrou, tomou a menina pela mão, e ela se levantou. 26Essa notícia espalhou-se por toda aquela região.

 

Reflexão

 

“Minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe tua mão sobre ela, e ela viverá”. Que gesto bonito deste pai, e que fé! Como pai ele fez tudo pela sua filha, até onde ele podia, até o seu limite. A consciência do seu limite fez com que apelasse para Deus. Jesus foi golpeado pelo amor de um pai que exercita a sua paternidade de uma forma extraordinária. O pai confia a Jesus aquilo que ele não podia fazer: “Mas vem, impõe tua mão sobre ela, e ela viverá”. Este pai é para nós um modelo a ser seguido. Nós também podemos fazer o nosso melhor pelo outro, mas também temos o nosso limite, então, o que excede o nosso limite, nós confiamos a Deus. O milagre que aconteceu é fruto da confiança, da fé deste pai que pede pela sua filha. Este episódio do evangelho de hoje é um convite a cada um de nós para nos abrirmos a esta graça de Deus que está além do que somos e do que podemos fazer. Jesus atende a súplica deste pai porque percebe nele a graça da humildade. Ele se reconhece impotente, mas também sabe reconhecer que o Deus que está em Jesus é o Deus do impossível. Tenho certeza de que todos os dias, de nossa boca, ecoa a oração onde dizemos: “Seja feita a tua vontade”. Estas palavras saem de nossa boca, mas nem sempre saem do nosso coração. É preciso que confiemos na “vontade” de Deus sobre a nossa vida. Se isso fosse mais consciente em nós, tenho certeza que teríamos mais visão para percebermos os “milagres” de Deus em nossa vida e que acontecem a todo momento.

 

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    01/07 – Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa.
    19 de junho de 2023 Reflexão do Evangelho
    01/07 – Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa.

    Sábado, 01 de julho de 2023.   Evangelho (Mt 8,5-17)   “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa”   Naquele tempo,…

    Continuar lendo
    06/05 – Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.
    5 de maio de 2022 Reflexão do Evangelho
    06/05 – Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.

    Sexta-feira, 06 de maio de 2022.   Evangelho (Jo 6,52-59)   “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e…

    Continuar lendo
    16/07 – Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe
    7 de julho de 2021 Reflexão do Evangelho
    16/07 – Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe

    Sexta-feira, 16 de julho de 2021.   Evangelho (Mt 12,46-50)   “Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus,…

    Continuar lendo