08/09 – …porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo.

08/09 – …porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo.

Quarta-feira, 08 de setembro de 2022.

 

Evangelho (Mt 1,1-16.18-23)

 

“…porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo.”

 

1Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. 2Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos. 3Judá gerou Farés e Zara, cuja mãe era Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram; 4Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson Gerou Salmon; 5Salmon gerou Booz, cuja mãe era Raab. Booz gerou Obed, cuja mãe era Rute. Obed gerou Jessé. 6Jessé gerou o rei Davi. Davi gerou Salomão, daquela que tinha sido a mulher de Urias. 7Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; 8Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão; Jorão gerou Ozias; 9Ozias gerou Jotão; Jotão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; 10Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias. 11Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia. 12Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; 13Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; 14Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; 15Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Mató; Mató gerou Jacó. 16Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. 18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo. 20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. 22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”.

 

Reflexão

 

O nascimento de Maria assinala o início verdadeiro dos tempos da encarnação. Se por séculos e milênios a Palavra de Deus prometeu, e as profecias e os profetas tiveram a tarefa de reavivar a espera e a esperança, com o nascimento de Maria as esperas se tornam fatos, e as profecias entram na crônica da história. Será por este o motivo pelo qual o Evangelho de hoje nos apresenta a genealogia de Jesus. Mas Maria não faz parte deste elenco de nome, de famílias, de histórias, de rostos. Maria É toda uma história diferente. Basta pararmos para refletir sobre os dogmas marianos para percebermos como Ela seja completamente diferente do restante da criação. Não é uma exigência de um roteiro, mas é a particularidade de como Deus pensou em preparar a vinda do Filho ao mundo. De uma parte a história dos homens, e de outra parte a história da Graça. José é o líder na fila desta história, Maria é a líder da graça. A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo. Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho…”.

Como podem se encontrar dois segmentos tão diversos? A história dos homens e a graça de Deus? Somente se alguém souber dizer sim. Maria é aquela que disse sim à graça que lhe pedia para passar através da sua liberdade. José é aquele que disse sim à passagem de Deus na sua história, dando espaço ao imprevisto. Hoje celebramos a festa do nascimento de Maria, porque não pode passar sob o silencio o dia no qual veio ao mundo a única criatura que podia fazer acontecer o encontro da graça com a história. Em Maria o céu e a terra se encontram. Em Maria se inicia a aurora que anuncia já o dia da Páscoa.

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, sdb.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    UniSALESIANO ganha capela com artes sacras do capixaba Romolo Picoli Ronchetti
    10 de dezembro de 2021 Eventos
    UniSALESIANO ganha capela com artes sacras do capixaba Romolo Picoli Ronchetti

    Para o artista, a Arte Litúrgica exige uma proximidade e uma familiaridade com as próprias fontes da liturgia. A nova capela do UniSALESIANO, que será…

    Continuar lendo
    05/10- Pai, santificado seja o teu nome…
    3 de outubro de 2022 Reflexão do Evangelho
    05/10- Pai, santificado seja o teu nome…

    Quarta-feira, 05 de outubro de 2022.   Evangelho (Lc 11,1-4)   “Pai, santificado seja o teu nome…”   1Um dia, Jesus estava rezando num certo…

    Continuar lendo
    19/06 – Quem diz o povo que eu sou?
    15 de junho de 2022 Reflexão do Evangelho
    19/06 – Quem diz o povo que eu sou?

    Domingo, 19 de junho de 2022. XII TC ano C   Evangelho (Lc 9,18-24)   “Quem diz o povo que eu sou?”   Certo dia,…

    Continuar lendo