Cristo Ressuscitou, Aleluia!
“Nesta noite, ressoou a voz da Igreja: Cristo, minha esperança, ressuscitou!”. É um ‘contágio’ diferente, que se transmite de coração a coração, porque todo o coração humano aguarda esta Boa Nova. É o contágio da Esperança”. (Papa Francisco)
CRISTO RESSUSCITOU ALELUIA! A Morte foi vencida. Está é uma notícia que nos enche de alegria e de esperança. O que era impossível acontecer, aconteceu: a vida venceu a morte. “Para Deus, nada é impossível!”.
É bom ouvir, nestes tempos difíceis que estamos vivendo, onde todos os sinais de morte são evidentes, a notícia alegre que pode tirar todos nós deste ‘transe’ de tristeza: “CRISTO RESSUSCITOU!”.
Como bem nos recorda o Papa Francisco: “É a voz da Igreja que faz ressoar este contagioso anúncio: ‘Cristo, minha esperança, ressuscitou!”.
Pois bem, se até agora a morte nos contagiava, agora o anúncio da VIDA como vencedora, deve nos contagiar ainda mais. É o contágio da esperança. Penso nos inúmeros irmãos e irmãs cujos corações estão mergulhados na tristeza, pois muitas pessoas queridas já não estão mais entre eles. O sentimento de tristeza e medo não é exclusivo destes, mas é também da humanidade, pois sofremos e tememos juntos.
Diante do mal, todos precisamos lembrar deste acontecimento importante da nossa fé cristã: a Ressurreição de Cristo. A ressurreição de Jesus é o sinal da ‘vitória do Amor sobre a raiz do mal’. Aliás, a marca exclusiva do poder de Deus é, justamente, transformar o mal em bem.
Não podemos esquecer que o Ressuscitado é também o Crucificado. No Ressuscitado encontramos as indeléveis feridas do Crucificado, as feridas que se tornaram para nós, frestas de Esperança.
Se acreditamos que a vida vence a morte, que o amor vence o mal, então, a nós cabe a mesma pergunta que o Ressuscitado dirigiu à Maria Madalena, quando esta fora logo cedo ao túmulo: ‘Mulher, por que choras?’ (Jo, 20, 15).
É preciso que deixemos a dor, a tristeza e o pranto, pois o Ressuscitado, o Deus da Vida, está entre nós: ‘Ele está no meio de nós’.
A todos, uma Feliz e Santa Páscoa. Que a presença do Ressuscitado seja para todos nós, em meio as nossas lutas e dores, fonte de Amor e de Esperança!
Pe. Paulo Eduardo Jácomo, sdb
Pró-Reitor de Pastoral
UniSALESIANO