03/12 – A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos.

03/12 – A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos.

Sábado, 03 de dezembro de 2022.

 

Evangelho (Mt 9,35-10,1.6-8)

 

“A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos.”

 

Naquele tempo, 35Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o evangelho do Reino, e curando todo tipo de doença e enfermidade. 36Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: 37“A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!” 10,1E, chamando os seus doze discípulos deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade. Enviou-os com as seguintes recomendações: 6“Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! 7Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!”

 

Reflexão

 

O primeiro milagre que pode fazer cada um que crê é viver a proximidade. Fazer-se próximo, sobretudo de quem sofre mais, de quem se sente sozinho, de quem é marginalizado ou está aparentemente distante. É esta maneira que temos para anunciar o Reino. Se nos fazemos próximos, agora agirá em nós uma força que terá o poder de curar, ressuscitar, purificar e libertar. Na prática quando queremos bem a alguém, e verdadeiro o queremos e gratuitamente, isto agora se torna princípio de cura nele ou nela: estas pessoas retornam a viver, não são mais como mortos, repreendem a si mesmos. A sensação que tinham de sentirem-se errados e por isto não amados (o Evangelho usa a sugestiva e tremenda imagem da lepra) desaparece, e o mal que lhe aprisionava, pouco a pouco desaparece.  Eis o que entendemos quando falamos de evangelização: amar de maneira tal que através do nosso amor passe o Amor de Deus. E é justamente o Seu Amor (não o nosso que é só um instrumento) a realizar maravilhas.

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    28/06 – Por que tendes tanto medo, homens fracos na fé?
    27 de junho de 2022 Reflexão do Evangelho
    28/06 – Por que tendes tanto medo, homens fracos na fé?

    Terça-feira, 28 de junho de 2022.   Evangelho (Mt 8,23-27)   “Por que tendes tanto medo, homens fracos na fé?”   Naquele tempo, 23Jesus entrou…

    Continuar lendo
    01/10 – Em verdade eu vos digo que os publicanos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus.
    25 de setembro de 2023 Reflexão do Evangelho
    01/10 – Em verdade eu vos digo que os publicanos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus.

    Domingo, 01 de outubro de 2023.   Evangelho (Mt 21,28-32)   “Em verdade eu vos digo que os publicanos e as prostitutas vos precedem no…

    Continuar lendo
    27 de abril de 2021 Histórias para alma
    Festa no castelo

      FESTA NO CASTELO Um vilarejo aos pés de um Castelo foi acordado pelo porta-voz do rei que lia um convite na praça: “O nosso…

    Continuar lendo