05/12 – Homem, teus pecados estão perdoados.

05/12 – Homem, teus pecados estão perdoados.

Segunda-feira, 05 de dezembro de 2022.

 

Evangelho (Lc 5,17-26)

 

“Homem, teus pecados estão perdoados.”

 

17Um dia Jesus estava ensinando. À sua volta estavam sentados fariseus e doutores da Lei, vindos de todas as aldeias da Galileia, da Judeia e de Jerusalém. E a virtude do Senhor o levava a curar. 18Uns homens traziam um paralítico num leito e procuravam fazê-lo entrar para apresentá-lo. 19Mas, não achando por onde introduzi-lo, devido à multidão, subiram ao telhado e por entre as telhas o desceram com o leito no meio da assembleia diante de Jesus. 20Vendo-lhes a fé, ele disse: “Homem, teus pecados estão perdoados”. 21Os escribas e fariseus começaram a murmurar, dizendo: “Quem é este que assim blasfema?” 22Conhecendo-lhes os pensamentos, Jesus respondeu, dizendo: “Por que murmurais em vossos corações? 23O que é mais fácil dizer: ‘teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘levanta-te e anda’? 24Pois, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder de perdoar pecados — disse ao paralítico — eu te digo: levanta-te, pega o leito e vai para casa”. 25Imediatamente, diante deles, ele se levantou, tomou o leito e foi para casa, louvando a Deus. 26Todos ficaram fora de si, glorificavam a Deus e cheios de temor diziam: “Hoje vimos coisas maravilhosas!”

 

Reflexão

 

A cena do evangelho de Lucas de hoje inicia de maneira aparentemente estática: Jesus está sentado, e junto com Ele estão sentados os fariseus e os doutores da Lei que vieram procurar Jesus. A discussão será de um nível teológico altíssimo, mas o evangelho não traz uma só linha desta discussão, nos conta ao invés um episódio aparentemente marginal que tem como protagonista um paralítico: “Uns homens traziam um paralítico num leito e procuravam fazê-lo entrar para apresentá-lo”. “Mas, não achando por onde introduzi-lo, devido à multidão, subiram ao telhado e por entre as telhas o desceram com o leito no meio da assembleia diante de Jesus. Vendo-lhes a fé, ele disse: “Homem, teus pecados estão perdoados”. Quem tem necessidade de encontrar verdadeiramente Cristo pode encontrar nas nossas intermináveis discussões teológicas não um caminho de acesso, mas sim um impedimento. Existe um modo de falar e de ser Igreja que se faz de muro e não ponte a quem sente a necessidade de encontrar Cristo. Afortunadamente o mal ocorrido possui amigos criativos que com uma manobra bastante ágil e imprevisível, o colocam pelo teto. É justamente por ver a audácia deles, que Jesus interrompe a discussão e faz aquilo que principalmente o caracteriza: perdoa, cura. Este perdão doado, ao invés de suscitar gratidão daqueles que a pouco discutiam com Ele, provoca indignação: “Os escribas e fariseus começaram a murmurar, dizendo: “Quem é este que assim blasfema?” Quando se encontram pessoas que creem que se indignam pelo excessivo perdão, precisa recordar-lhes que se Cristo não agisse desta maneira, ninguém poderia de fato passar pela porta do Paraíso. De fato, o perdão não é dizer “não faz mal”, mas é dar à pessoa a possibilidade de poder tornar a caminhar com as próprias pernas em direção ao que justamente por ser livre, pode novamente escolher ou rejeitar.

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    08/05 – “O servo não é maior do que seu senhor”
    4 de maio de 2021 Reflexão do Evangelho
    08/05 – “O servo não é maior do que seu senhor”

    Sábado, 08 de maio de 2021. Evangelho (Jo 15, 18-21)   “O servo não é maior do que seu senhor” Naquele tempo, disse Jesus aos…

    Continuar lendo
    22/06 – Assim, toda árvore boa produz frutos bons, e toda árvore má, produz frutos maus.
    20 de junho de 2022 Reflexão do Evangelho
    22/06 – Assim, toda árvore boa produz frutos bons, e toda árvore má, produz frutos maus.

    Quarta-feira, 22 de junho de 2022.   Evangelho (Mt 7,15-20)   “Assim, toda árvore boa produz frutos bons, e toda árvore má, produz frutos maus.”…

    Continuar lendo
    09/07 – Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas.
    11 de julho de 2024 Reflexão do Evangelho
    09/07 – Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas.

    Terça-feira, 09 de julho de 2024.   Evangelho (Mt 9,32-38)   “Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas”   Naquele tempo, 32apresentaram a Jesus um homem…

    Continuar lendo