19/02 – Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito!

19/02 – Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito!

Domingo 19 de fevereiro de 2023.

 

Evangelho (Mt 5,38-48)

 

“Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito!”

 

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 38“Vós ouvistes o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’ 39Eu, porém, vos digo: Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! 40Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! 41Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! 42Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado. 43Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’44Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! 45Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre justos e injustos. 46Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? 47E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? 48Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito!”

 

Reflexão

 

É notável no Evangelho que Cristo indicou o ódio como raiz da violência, mas é também notável que Ele nos convida a abandonar o ódio para entrarmos no amor. Nada de “olho por olho e dente por dente”. Com isto, Cristo não nos chama a sermos fracos e nem tão pouco a nos deixarmos “ser pisados” pelos outros. Cristo não proíbe a firmeza nas nossas decisões. Ele nos proíbe somente o ódio e a vingança e nos convida a trabalhar para superar a ofensa através da mansidão. Nós pensamos que o mal se vinga com outro mal e isso não é verdade, como bem nos ensina Jesus. Nós pensamos que receber o mal é uma desgraça, mas Jesus nos ensina que fazer o mal é que é uma desgraça. Infelizmente, sem que percebamos, estamos ainda enraizados na velha lei do “olho por olho e dente por dente”. Ainda não acolhemos a novidade que é Cristo, parece que Sua presença foi em vão. Mas os santos nos ensinam que os ensinamentos de Cristo tiveram grande acolhida em suas vidas. É preciso dizer que a guerra produz mais inimigos do que consegue eliminar. Mas isso não vale somente para as grandes guerras, vale também para as pequenas contendas do dia-a-dia. A grande novidade está em paramos o mal, o ódio, a violência com uma proposta diferente: a bondade. É verdade que os violentes procuram calar a boda dos humildes, que o diga Gandhi, que o diga Luther King. Mas com Cristo temos a certeza de que a violência foi vencida: “Tenham coragem: eu venci o mundo!”. Mas o discurso de Jesus ainda não terminou. Ele continua a nos fazer a proposta de mudarmos o mundo. O verdadeiro cristão não pode odiar. O verdadeiro cristão forma uma única coisa com Deus e é capaz de assumir os mesmos sentimos de Deus. Deus tem inimigos, mas Ele não é inimigo. Ele é sempre Pai. É o homem quem se distancia de Deus, mas Deus não se distancia de ninguém: jamais! Também o cristão pode ter inimigos, mas ele jamais pode sentir-se inimigo de alguém. É assim que nos tornamos filho de Deus. Somente assim nós testemunhamos ao mundo que somos filhos de Deus.

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    27/01 – Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?
    19 de dezembro de 2023 Reflexão do Evangelho
    27/01 – Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?

    Sábado, 27 de janeiro de 2024.   Evangelho (Mc 4,35-41)   “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?”   35Naquele dia, ao cair…

    Continuar lendo
    27 de abril de 2021 Histórias para alma
    Se eu pudesse renascer

      SE EU PUDESSE RENASCER   Alguém perguntou um dia à humorista americana, Erma Bombeck: “Se você pudesse renascer, você viveria a sua vida de…

    Continuar lendo
    04/08 – Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo.
    1 de agosto de 2022 Reflexão do Evangelho
    04/08 – Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo.

    Quinta-feira, 04 de agosto de 2022.   Evangelho (Mt 16,13-23)   “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”   Naquele tempo, 13Jesus foi…

    Continuar lendo