11/04 – Mulher, por que choras? A quem procuras?

11/04 – Mulher, por que choras? A quem procuras?

Terça-feira, 11 de abril de 2023.

 

Evangelho (Jo 20,11-18)

 

“Mulher, por que choras? A quem procuras?”

 

Naquele tempo, 11Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. 12Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. 13Os anjos perguntaram: “Mulher, por que choras?” Ela respondeu: “Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram”. 14Tendo dito isto, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus. 15Jesus perguntou-lhe: “Mulher, por que choras? A quem procuras?” Pensando que era o jardineiro, Maria disse: “Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar”. 16Então Jesus disse: “Maria!” Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: “Rabuni” (que quer dizer: Mestre). 17Jesus disse: “Não me segures. Ainda não subi para junto do Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. 18Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!”, e contou o que Jesus lhe tinha dito.

 

 

Reflexão

 

“Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando”. É interessante como a Páscoa inicie com um mal-entendido. Todos pensam que a história de Jesus tenha chegado ao fim, mas ao invés, aquele fim é só o começo. Contudo, todos tem os olhos só para o fim. Precisam de tempo antes de entender que naquele fim existe algo mais. Maria Madalena é ali, próxima ao sepulcro vazio. Não sabe ainda que o sepulcro vazio permanecerá para sempre como um sinal tangível da ressurreição de Jesus. Para ela o sepulcro vazio é só o enésimo capítulo de dor na grande tragédia daqueles dias terríveis da paixão. No entanto, Maria Madalena nos dá uma grande lição: ela permanece ali diante do sepulcro vazio. Não foge, não atenua aquela experiência tão terrível. Nós muitas vezes não suportamos o vazio, e mesmo não o sentindo estamos dispostos a enche-lo de qualquer coisa. A experiência mais decisiva da vida espiritual é viver o vazio que tantas vezes está dentro do nosso coração. Habitá-lo com a obstinação do amor. Habitá-lo como Madalena. Mas não basta o amor e o desejo desta mulher, precisa que aconteça algo de imprevisto. É aqui que entra a cena de Jesus: “Tendo dito isto, Maria voltou-se para trás e viu jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus. Jesus perguntou-lhe: Mulher, por que choras? A quem procuras?”.  Uma outra vez Jesus já havia feito a mesma pergunta: “A quem procuras?” A experiência da fé te permite chegar a esta grande pergunta: quem verdadeiramente você procura? De fato, se pode procurar a fé só como uma maneira de encontrar a si mesmo. Mas a fé verdadeira existe quando nos conscientizamos que existe algo de mais interessante que a nós mesmos, e é Deus. Madalena não está pensando em si, está pensando em Jesus e justamente por isso Jesus pode falar-lhe revelando quem ele é de fato. E não servem aqui efeitos especiais, mas basta somente que Ele pronuncie o seu nome: “Então Jesus lhe disse: Maria! Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: ‘Rabuni’”.

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    21/11 – O meu reino não é deste mundo.
    16 de novembro de 2021 Reflexão do Evangelho
    21/11 – O meu reino não é deste mundo.

    Domingo, 21 de novembro de 2021.  Solenidade de Cristo Rei   Evangelho (Jo 18,33-37)   “O meu reino não é deste mundo”   Naquele tempo,…

    Continuar lendo
    27 de abril de 2021 Histórias para alma
    Os três cachimbos

      OS TRÊS CACHIMBOS   Um velho sábio indiano dava este conselho aos inquietos jovens de sua tribo: Quando vocês estiverem verdadeiramente irritados com alguém…

    Continuar lendo
    13/05 – Mas tende coragem! Eu venci o mundo!
    8 de maio de 2024 Reflexão do Evangelho
    13/05 – Mas tende coragem! Eu venci o mundo!

    Segunda-feira, 13 de maio de 2024.   Evangelho (Jo 16,29-33)   “Mas tende coragem! Eu venci o mundo!”   Naquele tempo, 29os discípulos disseram a…

    Continuar lendo