03/06 – Pois eu também não vos digo com que autoridade faço essas coisas.

03/06 – Pois eu também não vos digo com que autoridade faço essas coisas.

Sábado, 03 de junho de 2023.

 

Evangelho (Mc 11,27-33)

 

“Pois eu também não vos digo com que autoridade faço essas coisas”.

 

Naquele tempo, 27Jesus e os discípulos foram de novo a Jerusalém. Enquanto Jesus estava andando no Templo, os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os anciãos aproximaram-se dele e perguntaram: 28”Com que autoridade fazes essas coisas? Quem te deu autoridade para fazer isso?” 29Jesus respondeu: “Vou fazer-vos uma só pergunta. Se me responderdes, eu vos direi com que autoridade faço isso. 30O batismo de João vinha do céu ou dos homens? Respondei-me”. 31Eles discutiam entre si: “Se respondermos que vinha do céu, ele vai dizer: ‘Por que não acreditastes em João?’ 32Devemos então dizer que vinha dos homens?” Mas eles tinham medo da multidão, porque todos, de fato, tinham João na qualidade de profeta. 33Então eles responderam a Jesus: “Não sabemos”. E Jesus disse: “Pois eu também não vos digo com que autoridade faço essas coisas”.

 

Reflexão

 

“Jesus e os discípulos foram de novo a Jerusalém. Enquanto Jesus estava andando no Templo, os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os anciãos aproximaram-se dele e perguntaram: ‘Com que autoridade fazes essas coisas?’”

 

Os escribas e os anciãos do Evangelho de hoje se comportam como aqueles comerciantes invejosos que se sentem sempre ameaçados pelos outros comerciantes e por isso, procuram tornar a vida de seus “concorrentes” impossível. Jesus parece arruinar o trabalho deles e por isso lhe pedem de “se revelar”, ou seja, “com que autoridade” Jesus faz o que faz? A mensagem de Jesus não pode atingir o coração de pessoa que agem da mesma maneira: Jesus respondeu: “Vou fazer-vos uma só pergunta. Se me responderdes, eu vos direi com que autoridade faço isso. O batismo de João vinha do céu ou dos homens? Respondei-me”. Jesus sabe que eles jamais admitirão a extraordinariedade de João Batista, e não o farão por falta de lealdade. E a quem não é leal não se pode nem mesmo se dar uma coisa verdadeira. Quem sabe este seja o problema de todos nós, que não conseguimos ver no comportamento destes escribas e anciãos a nossa mesma maneira de pensar. Muitas vezes nós também não queremos assumir seriamente os ensinamentos de Jesus. Uma fé autenticamente cristã é antes de tudo, o deixar-se colocar em crise diante da mensagem de Jesus. É perceber que as palavras de Jesus são dirigidas a cada um de nós. É parar de querer manobra-lo e interpretá-lo segundo a nossa vontade. O cristianismo não inicia quando paramos de errar, mas quando começamos a ser honestos em admitir os nossos erros.Então eles responderam a Jesus: “Não sabemos”. E Jesus disse: “Pois eu também não vos digo com que autoridade faço essas coisas”. A vida espiritual é impraticável com a hipocrisia. Precisa primeira retirarmos as máscaras e depois podemos receber a resposta que buscamos.

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    10/07 – Em vosso caminho anunciai: ‘O Reino dos céus está próximo.
    11 de julho de 2024 Reflexão do Evangelho
    10/07 – Em vosso caminho anunciai: ‘O Reino dos céus está próximo.

    Quarta-feira, 10 de julho de 2024.   Evangelho (Mt 10,1-7)   “Em vosso caminho anunciai: ‘O Reino dos céus está próximo’”   Naquele tempo, 1Jesus…

    Continuar lendo
    12/07 – Quem não toma a sua cruz e não me segue não é digno de mim
    6 de julho de 2021 Reflexão do Evangelho
    12/07 – Quem não toma a sua cruz e não me segue não é digno de mim

    Segunda-feira, 12 de julho de 2021.   Evangelho (Mt 10,34-11,1)   “Quem não toma a sua cruz e não me segue não é digno de…

    Continuar lendo
    13/01- Filho, os teus pecados estão perdoados.
    9 de janeiro de 2023 Reflexão do Evangelho
    13/01- Filho, os teus pecados estão perdoados.

    Sexta-feira, 13 de janeiro de 2023.   Evangelho (Mc 2,1-12)   “Filho, os teus pecados estão perdoados.”   1Alguns dias depois, Jesus entrou de novo…

    Continuar lendo