13/06 – Vós sois o sal da terra… Vós sois a luz do mundo.

13/06 – Vós sois o sal da terra… Vós sois a luz do mundo.

Terça-feira, 13 de junho de 2023.

 

Evangelho (Mt 5,13-16)

 

“Vós sois o sal da terra… Vós sois a luz do mundo.”

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 13“Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens. 14Vós sois a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. 15Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim num candeeiro, onde ela brilha para todos os que estão em casa. 16Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus”.

 

Reflexão

 

Se analisarmos bem, em todo o mundo a imagem da luz está associada ao bem, a beleza e a vida. A treva, muito pelo contrário, significa ignorância, pecado, desgraça e morte. A própria criação inicia com a ordem divina: “Se faça a luz!” (Gn 1,3). Bem, mas a verdadeira luz do mundo é Cristo. O sol, a luz, as estrelas são somente um reflexo da sua glória e imagens de suas ações. A luz de Cristo também significa conhecimento, e os cristãos recebem a iluminação do Espírito Santo. Á luz do Espírito Santo nos vemos a verdadeira luz que ilumina este mundo, isto é, Cristo caminho, verdade e vida. Quem conhece Cristo conhece tudo. As trevas se opõem a Cristo, Mas Cristo levará a luz ao reino das trevas, no vale da sombra da morte. A Igreja ilumina o mundo com os seus sacramentos, com os seus ensinamentos, com o exemplo dos cristãos. O evangelho de hoje fala também do sal. Todos nós usamos o sal, mas com indiferença e não com o mesmo cuidado e respeito que tinham os povos da idade média. Naquele tempo não existiam geladeiras e o único meio para conservar os alimentos era o sal. Muitas vezes a sociedade cria valores, mas será que consegue conservá-los? Todos os dias nascem novos homens, quem dará a eles a vida eterna? Esta era a função dos discípulos de Jesus, do seu corpo místico, da Igreja. Uma criança que nasce se aproxima da vida eterna com o batismo, os outros sacramentos lhe serviram para proteger a pureza da vida espiritual, vivendo na pureza com a força da juventude. Durante a missa pensamos especialmente na presença do sacrifício de Cristo, a sua morte e ressurreição. Mas neste mistério está incluída também a nossa vida, as nossas ações, os nossos bons desejos. Também estes serão conservados como “sal da terra”.

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    17/11 – Como foste fiel em coisas pequenas…
    12 de novembro de 2021 Reflexão do Evangelho
    17/11 – Como foste fiel em coisas pequenas…

    Quarta-feira, 17 de novembro de 2021.   Evangelho (Lc 19,11-28)   “Como foste fiel em coisas pequenas…”   Naquele tempo, 11Jesus acrescentou uma parábola, porque…

    Continuar lendo
    29/08 – Felizes os perseguidos por causa de mim…
    21 de agosto de 2023 Reflexão do Evangelho
    29/08 – Felizes os perseguidos por causa de mim…

    Terça-feira, 29 de agosto de 2023. Evangelho (Mc 6,17-29) “Felizes os perseguidos por causa de mim…” Naquele tempo, 17Herodes tinha mandado prender João, e colocá-lo…

    Continuar lendo
    23/02 – Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus.
    21 de fevereiro de 2024 Reflexão do Evangelho
    23/02 – Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus.

    Sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024.   Evangelho (Mt 5,20-26)   “Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei…

    Continuar lendo