05/07 – O que tens a ver conosco, Filho de Deus?

05/07 – O que tens a ver conosco, Filho de Deus?

Quarta-feira, 05 de Julho de 2023.

 

Evangelho (Mt 8,28-34)

 

“O que tens a ver conosco, Filho de Deus?”

 

Naquele tempo, 28quando Jesus chegou à outra margem do lago, na região dos gadarenos, vieram ao seu encontro dois homens possuídos pelo demônio, saindo dos túmulos. Eram tão violentos, que ninguém podia passar por aquele caminho. 29Eles então gritaram: “Que tens a ver conosco, Filho de Deus? Tu vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?”. 30Ora, a certa distância deles, estava pastando uma grande manada de porcos. 31Os demônios suplicavam-lhe: “Se nos expulsas, manda-nos para a manada de porcos”.32Jesus disse: “Ide”. Os demônios saíram, e foram para os porcos. E logo toda a manada atirou-se monte abaixo para dentro do mar, afogando-se nas águas. 33Os homens que guardavam os porcos fugiram e, indo até a cidade, contaram tudo, inclusive o caso dos possuídos pelo demônio. 34Então a cidade toda saiu ao encontro de Jesus. Quando o viram, pediram-lhe que se retirasse da região deles.

 

Reflexão

 

Parece que nos últimos tempos as pessoas têm pensado no mal apenas como uma força simbólica descrita nos evangelhos. Assim os exorcizamos de Jesus parecem somente algo contado para nos transmitir a ideia da força de Jesus. Mas isso não é de modo algum a forma correta de analisarmos estes encontros de Jesus com os demônios.

O que precisamos entender é que o mal é algo real. Podemos dizer que a primeira vitória do mal é quando pensamos que os males que nos acontecem são frutos somente da maldade humana. O mal existe e trabalha constantemente contra nós. Muitas vezes na vida parece que a nossa estrada seja tão trabalhosa, aliás, muito trabalhosa, um trabalho que exige além das nossas forças, mas, precisamos nos lembrar que Cristo pode “tornar a nossa estrada leve”, transformando a nossa fadiga e os nossos obstáculos em caminho de santificação. O mal pode se tornar um obstáculo em nossa estrada, mas ele não pode parar o nosso caminhar.

O amor de Cristo transforma toda tentação em uma boa ocasião para crescer. Transforma todo obstáculo em uma oportunidade. Com Cristo, o mal que quer te destruir se transforma em fortificação, ou seja, o mal pode também te fortificar. A presença de Jesus demonstra que a salvação está presente e o domínio de Satanás está desacreditado. Nenhum poder pode impedir o homem de viver. Nós que conhecemos o poder de Jesus, nós que conhecemos a autoridade divina de Jesus, corremos o risco de rejeitá-los. A pergunta é: está o nosso coração em Jesus, ou nós somos hostis à sua palavra?

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    15/10 – Vós fariseus, limpais o copo e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades.
    8 de outubro de 2024 Reflexão do Evangelho
    15/10 – Vós fariseus, limpais o copo e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades.

    Terça-feira, 15 de outubro de 2024.   Evangelho (Lc 11,37-41)   “Vós fariseus, limpais o copo e o prato por fora, mas o vosso interior…

    Continuar lendo
    11/08 – Eu sou o Pão Vivo descido do céu.
    5 de agosto de 2024 Reflexão do Evangelho
    11/08 – Eu sou o Pão Vivo descido do céu.

    Domingo, 11 de agosto de 2024 Evangelho (Jo 6,41-51)   “Eu sou o Pão Vivo descido do céu”   Naquele tempo: 41Os judeus começaram a…

    Continuar lendo
    21/06 – Pois vós sereis julgados com o mesmo julgamento com que julgardes
    18 de junho de 2021 Reflexão do Evangelho
    21/06 – Pois vós sereis julgados com o mesmo julgamento com que julgardes

    Segunda-feira, 21 de Junho de 2021. Evangelho (Mt 7,1-5)   “…tira primeiro a trave do teu próprio olho e então enxergará bem para tirar a…

    Continuar lendo