03/09 – Vai para longe, Satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas sim as coisas dos homens!
Domingo, 03 de setembro de 2023.
Evangelho (Mt 16,21-27)
“Vai para longe, Satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas sim as coisas dos homens!”
Naquele tempo, 21Jesus começou a mostrar a seus discípulos que devia ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos mestres da Lei, e que devia ser morto e ressuscitar no terceiro dia. 22Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo, dizendo: “Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isso nunca te aconteça!” 23Jesus, porém, voltou-se para Pedro e disse: “Vai para longe, Satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas sim as coisas dos homens!” 24Então Jesus disse aos discípulos: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. 25Pois, quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la. 26De fato, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua vida? O que poderá alguém dar em troca de sua vida? 27Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta”.
Reflexão
Sempre digo que o importante não é saber quem é Jesus, até os demônios sabem quem é Jesus. Saber quem é Jesus não traz segurança nenhuma, isso não é sinal de fé. A notoriedade não está no saber quem Ele é, mas no seguimento. A verdadeira fé vive quem O segue, ou melhor dizendo, ir após Ele. O que é realmente diabólico é querer passar à frente de Jesus. Isto significa, colocar à frente dEle os nossos valores, o que pensamos, as nossas prioridades. É pensar como pensa o mundo. É diabólico dizer que o amamos e depois continuar a pensar como quem pensa que se salva sozinho. Pedro, no Evangelho de hoje deverá aprender esta dura, mas verdadeira lição. Deverá entender os seus sacrifícios, que o cristianismo é seguimento e não onipotência. Porque podemos até possuir a Chave, mas o caminho não conhecemos nós, mas Jesus.
Pe. Paulo Eduardo Jácomo, sdb