24/09 – Assim, os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos.

24/09 – Assim, os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos.

Domingo, 24 de Setembro de 2023.

 

Evangelho (Mt 20,1-16)

 

“Assim, os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos”

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: 1“O Reino dos Céus é como a história do patrão que saiu de madrugada para contratar trabalhadores para a sua vinha. 2Combinou com os trabalhadores uma moeda de prata por dia, e os mandou para a vinha. 3Às nove horas da manhã, o patrão saiu de novo, viu outros que estavam na praça, desocupados, 4e lhes disse: ‘Ide também vós para a minha vinha! E eu vos pagarei o que for justo’. 5E eles foram. O patrão saiu de novo ao meio-dia e às três horas da tarde, e fez a mesma coisa. 6Saindo outra vez pelas cinco horas da tarde, encontrou outros que estavam na praça, e lhes disse: ‘Por que estais aí o dia inteiro desocupados?’ 7Eles responderam: ‘Porque ninguém nos contratou’. O patrão lhes disse: ‘Ide vós também para a minha vinha’. 8Quando chegou a tarde, o patrão disse ao administrador: ‘Chama os trabalhadores e paga-lhes uma diária a todos, começando pelos últimos até os primeiros!’

9Vieram os que tinham sido contratados às cinco da tarde e cada um recebeu uma moeda de prata. 10Em seguida vieram os que foram contratados primeiro, e pensavam que iam receber mais. Porém, cada um deles também recebeu uma moeda de prata. 11Ao receberem o pagamento, começaram a resmungar contra o patrão: 12‘Estes últimos trabalharam uma hora só, e tu os igualaste a nós, que suportamos o cansaço e o calor o dia inteiro’. 13Então o patrão disse a um deles: ‘Amigo, eu não fui injusto contigo. Não combinamos uma moeda de prata? 14Toma o que é teu e volta para casa! Eu quero dar a este que foi contratado por último o mesmo que dei a ti. 15Por acaso não tenho o direito de fazer o que quero com aquilo que me pertence? Ou estás com inveja, porque estou sendo bom?’ 16aAssim, os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos”.

 

Reflexão

 

O evangelho de hoje me faz lembra uma célebre frase de Santo Agostinho: “A medida do amor é amar sem medida”. Isso é muito lindo e especial, mas me dá a impressão que somente quem vive um grau muito elevado de santidade pode viver desta forma. Sinceramente falando, a lógica humana não é nem de longe semelhante a lógica de Deus. Isso está muito claro na parábola que Jesus conta no evangelho de hoje. A lógica divina vai muito além da nossa. Enquanto os homens contratados por Jesus na primeira hora pensavam que iriam receber mais do que os outros, Deus que é Pai misericordioso, paga a todos de forma igual, como havia sido combinado. Volta aqui a temática já discutida por Jesus: ser ou não ser bom. Como disse também São Bernardo: Amo porque amo, amo para amar. E a lógica de Deus não inutiliza a justiça: “Te pagarei aquilo que for justo” (Mt20,4). É importante entendermos que Deus não é arbitrário e nos trata como filhos inteligentes. Deus é justo, mas não por isso a caridade ignora a justiça, antes muitas vezes a supera, como nos diz São Paulo na Primeira carta aos Coríntios. Ainda bem que a justiça de Deus é superada pelo amor, do contrário estaríamos fritos. Se a justiça de Deus fosse assim rigorosa como a nossa, certamente estaríamos sem redenção. Se fosse tão somente pela pura justiça, não mereceríamos a salvação. Basta que cada um se examine como se comporta nos próprios juízos, nos confrontos e nos cálculos quando se trata do outro. A base de tudo é a graça de Deus. A possibilidade de mérito diante de Deus é graça. Deus é o patrão que sai logo pela manhã para contratar operários para a vinha. A vinha é Sua; os convidados somos nós. Para nós é uma honra trabalhar na vinha do Senhor e ganhar o céu.

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, sdb.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    Festa de N.S. Aparecida e das Crianças reúne comunidade no Oratório Dom Bosco
    4 de novembro de 2024 Notícias
    Festa de N.S. Aparecida e das Crianças reúne comunidade no Oratório Dom Bosco

    A Festa de Nossa Senhora Aparecida e das Crianças, realizada no Oratório Dom Bosco, no sábado (5/10), das 14h às 17h, contou com uma variedade de atividades…

    Continuar lendo
    15/03 – Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem.
    7 de março de 2025 Reflexão do Evangelho
    15/03 – Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem.

    Sábado, 15 de março de 2025.   Evangelho (Mt 5,43-48)   “Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem”   Naquele tempo,…

    Continuar lendo
    UniSALESIANO celebra Dia dos Pais com homenagem especial para colaboradores
    10 de setembro de 2024 Notícias
    UniSALESIANO celebra Dia dos Pais com homenagem especial para colaboradores

    O UniSALESIANO, através da Pastoral Universitária, realizou uma celebração em homenagem ao Dia dos Pais. O evento aconteceu na Capela do Centro de Convivência, na tarde de sexta-feira,…

    Continuar lendo