25/09 – Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la om uma vasilha ou coloca-la debaixo da cama…

25/09 – Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la om uma vasilha ou coloca-la debaixo da cama…

Segunda-feira, 25 de Setembro de 2023.

 

Evangelho (Lc 8,16-18)

 

“Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la om uma vasilha ou coloca-la debaixo da cama…”.

 

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 16“Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ao contrário, coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram vejam a luz. 17Com efeito, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto; e tudo o que está em segredo deverá tornar-se conhecido e claramente manifesto. 18Portanto, prestai atenção à maneira como vós ouvis! Pois a quem tem alguma coisa, será dado ainda mais; e àquele que não tem, será tirado até mesmo o que ele pensa ter”.

 

Reflexão

 

É interessante notar como a luz nos deixa mais livres do que a escuridão. Um modo equivocado de pensar Deus ou a fé como algo a mais que devemos cumprir, pode fazer com que não tenhamos a luz necessária para vivermos bem. Deus precisa ser o motivo pelo qual tudo vale a pena e funciona. Ele deve ser o centro de tudo o que fazemos e vivemos. Só assim descobriremos que a verdadeira liberdade só nos é possível na presença de Deus. O evangelho de hoje nos faz entender que lugar damos as coisas. Uma coisa boa colocada no lugar errado poderia não somente se tornar inútil, mas poderia também produzir uma tragédia, por exemplo, se um pai ou uma mãe colocam o trabalho no primeiro lugar da sua lista, acontecerá que o trabalho lhes dará satisfação, mas nunca felicidade. Nem mesmo os filhos serão felizes que, mesmo tendo tudo que precisam, não contarão com a presença dos pais. Cada um de nós devia se perguntar: quais são as coisas importantes e que lugar elas ocupam em nossa vida? Deus mais que tudo, está no topo da nossa lista? Mais que tudo Ele deve ser o primeiro, pois é Ele que torna importante todas as outras coisas que temos. Deus não rouba o nosso tempo, aliás, Ele nos dá tudo o que temos. Ele deve ser o nosso oxigênio, o nosso respiro. Se não respiramos morremos. Se nos esquecemos de respirar, morremos, assim, se nos esquecemos de Deus, também morremos. Precisamos ter uma boa vida espiritual para vivermos a verdadeira vida.

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, sdb.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    26/10 – A que é semelhante o Reino de Deus, e com que poderei compará-lo?
    22 de outubro de 2021 Reflexão do Evangelho
    26/10 – A que é semelhante o Reino de Deus, e com que poderei compará-lo?

    Terça-feira, 26 de outubro de 2021.   Evangelho (13,18-21)   “A que é semelhante o Reino de Deus, e com que poderei compará-lo?”   Naquele…

    Continuar lendo
    27/10 – Bendito aquele que vem em nome do Senhor.
    25 de outubro de 2022 Reflexão do Evangelho
    27/10 – Bendito aquele que vem em nome do Senhor.

    Quinta-feira, 27 de outubro de 2022.   Evangelho (Lc 13,31-35)   “Bendito aquele que vem em nome do Senhor”   31Naquela hora, alguns fariseus aproximaram-se…

    Continuar lendo
    05/07 – Coragem filha, a tua fé te salvou
    28 de junho de 2021 Reflexão do Evangelho
    05/07 – Coragem filha, a tua fé te salvou

    Segunda-feira, 05 de julho de 2021.   Evangelho (Mt 9,18-26)   “Coragem filha, a tua fé te salvou”   18Enquanto Jesus estava falando, um chefe…

    Continuar lendo