26/09 – Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática.

26/09 – Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática.

Terça-feira, 26 de Setembro de 2023.

 

Evangelho (Lc 8,19-21)

 

“Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática.”

 

Naquele tempo, 19a mãe e os irmãos de Jesus aproximaram-se, mas não podiam chegar perto dele, por causa da multidão. 20Então anunciaram a Jesus: “Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem te ver”. 21Jesus respondeu: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática”.

 

Reflexão

 

Neste breve texto do Evangelho de hoje está sintetizada uma grande mensagem que não podemos deixar que seja somente uma leitura superficial. A fama de Jesus cresceu tanto que a multidão começou a construir “barreiras” entre ele e quem o procurava: a mãe e os irmãos de Jesus aproximaram-se, mas não podiam chegar perto dele, por causa da multidão”. É sempre um risco ser tão entusiasta por Cristo a ponto de impedir o encontro dele com outras pessoas. Alguns tipos de fé causam este efeito e se tornam um impedimento ao testemunho que torne possível o encontro do outro com Deus. É importante que sempre nos interroguemos se o nosso modo de ser próximo de Cristo favorece o encontro do outro com Cristo ou é um impedimento. O evangelho de hoje fala de um impedimento, e entre aqueles que não podem falar com Jesus está Maria e a família de Jesus. Mas Jesus usa deste acontecimento para inverter a situação a favor da sua pregação: Então anunciaram a Jesus: “Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem te ver”. Jesus respondeu: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática”. Ninguém pode reivindicar seus direitos sobre Jesus a partir da laçõs, sobrenome, privilégios, posição social, pois a única coisa que nos coloca em relação com Ele é a escuta da palavra que se torna missa na prática. Neste sentido ninguém pode jamais verdadeiramente excluir Maria de Jesus porque ninguém mais do que ela escutou e colocou em prática as palavras de Jesus. Maria nos mostra que a escuta se torna carne, realidade, fato. E cada um de nós pode dizer ser de fato de Cristo somente se faz igual. Somente quando a escuta se torna tão profunda ao ponto de produzir frutos, agora significa que aconteceu uma mudança que nos transformou de uma simples multidão a um numeroso grupo de discípulos. E assim não somos mais impedimento, mas pontes.

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, sdb.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    11/06 – Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo.
    8 de junho de 2022 Reflexão do Evangelho
    11/06 – Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo.

    Sábado, 11 de junho de 2022.   Evangelho (Mt 7,10-13)   “Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo.”   Naquele tempo, disse…

    Continuar lendo
    UniSALESIANO promove 1º Congresso Internacional de Tecnologia na Educação com mais de 90 palestras
    15 de outubro de 2021 Notícias
    UniSALESIANO promove 1º Congresso Internacional de Tecnologia na Educação com mais de 90 palestras

    O UniSALESIANO promoverá seu 1º C.I.T.E. (Congresso Internacional de Tecnologia na Educação) nos dias 13, 14 e 15 de outubro, a partir das 19h30, de forma online. As inscrições…

    Continuar lendo
    28/04 – Permanecei em mim e eu permanecerei em vós.
    19 de abril de 2024 Reflexão do Evangelho
    28/04 – Permanecei em mim e eu permanecerei em vós.

    Domingo, 28 de abril de 2024.   Evangelho (Jo 15,1-8)   “Permanecei em mim e eu permanecerei em vós.”   Naquele tempo, disse Jesus a…

    Continuar lendo