07/05 – …é bom para vós que eu parta; se eu não for, não virá até vós o Defensor.

07/05 – …é bom para vós que eu parta; se eu não for, não virá até vós o Defensor.

Terça-feira, 07 de maio de 2024.


Evangelho (Jo 16,5-11)

 

“…é bom para vós que eu parta; se eu não for, não virá até vós o Defensor”.

Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 5“Agora, parto para aquele que me enviou e nenhum de vós me pergunta ‘para onde vais?’ 6Mas, porque vos disse isso, a tristeza encheu os vossos corações. 7No entanto, eu vos digo a verdade: É bom para vós que eu parta; se eu não for, não virá até vós o Defensor; mas, se eu me for, eu vo-lo mandarei. 8E quando vier, ele demonstrará ao mundo em que consistem o pecado, a justiça e o julgamento: 9o pecado, porque não acreditaram em mim; 10a justiça, porque vou para o Pai, de modo que não mais me vereis, 11e o julgamento, porque o chefe deste mundo já está condenado”.

 

Reflexão

Diante da sua morte eminente, domina em Jesus o tema de “voltar ao Pai” e mesmo pedindo aos seus discípulos que não ficassem perturbados (Jo14,1) com tal notícia, eles se encheram de tristeza, como nos diz o evangelho de hoje. Essa tristeza dos discípulos era tão profunda, que nenhum deles teve coragem de perguntar: “para onde estás indo?”. Certamente ficaram ainda mais confusos com a notícias quando Jesus lhes diz que para eles “seria bom que ele partisse”. Jesus precisa partir para que venha para eles o “Defensor”. O Espírito é presença do Jesus ausente. Somente a presença do Espírito é que poderia garantir aos discípulos (como também a nós hoje) a compreensão plena de Jesus. Somente a comunicação do Espírito é que pode gerar homens como filhos de Deus. É a vida que procede do alto, é o “nascer do alto”. É o Espírito que mostrará ao mundo a verdade. O Espírito é a força motora. O Paráclito é o continuador da obra de Jesus contra as obras do mundo (forças do mal)

Jesus deve partir e “voltar ao Pai”. Esse retorno de Jesus ao Pai é manifestação da justiça de Deus em contrapartida à injustiça cometida contra Jesus (1Tm 3,16). É a sua glorificação. É através do Espírito que nós (os que creem) poderemos ver Aquele que está ausente fisicamente. No Espírito Jesus continua presente. Com a sua ressurreição ele vence toda provação. Ao sair vitorioso sobre a morte, Jesus vence “o chefe deste mundo” e todos os que creem nessa vitória de Jesus sobre o maligno, participam desta mesma vitória, ou seja, a vitória de Jesus é a nossa vitória. Jesus foi justificado pelo Pai, portanto, o Mal foi também condenado e já perdeu o seu poder sobre o mundo.

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    07/04 – Em verdade, em verdade, eu vos digo, se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte.
    6 de abril de 2022 Reflexão do Evangelho
    07/04 – Em verdade, em verdade, eu vos digo, se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte.

    Quinta-feira, 07 de abril de 2022.   Evangelho (Jo 8,51-59)   “Em verdade, em verdade, eu vos digo, se alguém guardar a minha palavra, jamais…

    Continuar lendo
    Setores do UniSALESIANO recebem visita de Nossa Senhora Auxiliadora
    13 de junho de 2022 Notícias
    Setores do UniSALESIANO recebem visita de Nossa Senhora Auxiliadora

    Ao final do mês, os pedidos feitos pelos colaboradores serão queimados   Como parte das ações comemorativas de Maio, mês dedicado à Nossa Senhora Auxiliadora…

    Continuar lendo
    3 de maio de 2021 Eventos
    Retiro Espiritual – Maio

      Introdução   Gostaria de propor àqueles que nos acompanham uma experiência nova, a experiência de fazer conosco o Retiro Espiritual. Mês a mês vamos…

    Continuar lendo