19/05 – Recebei o Espírito Santo.

19/05 – Recebei o Espírito Santo.

Domingo, 19 de maio de 2024.

 

Evangelho (Jo 20,19-23)

 

“Recebei o Espírito Santo.”

 

19Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”. 20Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor. 21Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. 22E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. 23A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem não os perdoardes, eles lhes serão retidos”.

 

Reflexão

 

Hoje somos convidados a professar a nossa fé na Presença e na Ação do Espírito Santo e a invocar a sua efusão sobre nós, sobre a Igreja e sobre o mundo. Vem Espírito Santo! É uma invocação, pode ser cantada, simples e ao mesmo tempo profunda. O Espírito é dom que Jesus pediu ao Pai para os seus amigos. Jesus suplica ao Pai o Consolador. Do Filho de Deus morte e ressuscitado emana sobre a humanidade o sopro divino, o Espírito Santo, o Espírito que cria unidade e compreensão. As pessoas, reduzidas muitas vezes a indivíduos em competição ou em conflito entre si, alcançadas pelo Espírito de Cristo, abrem-se à experiência da comunhão, ao ponto de se tornarem um novo organismo, um novo sujeito: a Igreja. Deus faz isso, Ele cria Unidade. Esta é a característica da Igreja. Desde Pentecostes ela fala todas as línguas. Quando uma pessoa se fecha na sua maneira de pensar e agir é sinal que se afastou do Espírito Santo. O caminho do cristão deve sempre confrontar-se com o da Igreja. É evidente que a unidade do Espírito se manifesta na pluralidade da compreensão. A igreja é uma e múltipla, destinada a viver em todas as nações, em todos os povos e nos mais diversos contextos sociais. Esta é a sua vocação, ser sinal e instrumento de unidade de todo gênero humano. É importante lembrar que no Pentecoste, o Espírito Santa manifesta-se como fogo. Sobre os discípulos reunidos, acendeu-se neles e infundiu-lhes o novo ardor de Deus. O fogo de Deus é o fogo que arde, mas não destrói. Arde, mas não queima, todavia realiza uma transformação. Seu poder transformador consome no homem as escórias que o corrompem e o impedem nas suas relações com Deus e com o próximo. Existem muitas pessoas que têm medo das exigências da fé. É o temor das exigências do seguimento de Cristo. Queremos seguir Jesus, mas temos medo do que isso comporta. É Cristo mesmo quem nos acalma como acalmou aos discípulos dizendo: “Não tenhais medo!”. Assim como os discípulos temos que deixar que a Sua Presença e a sua Graça transformem o nosso coração que está sempre sujeito às debilidades humanas. Quem se confia a Jesus experimenta já nesta vida a paz e a alegria do coração. Alegria que o mundo não pode nos dar e nem nos tirar, porque foi Deus quem nos deu. Só posso dizer que vale a pena deixar-se tocar pelo fogo do Espírito Santo.

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    21/02 – Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!
    13 de fevereiro de 2023 Reflexão do Evangelho
    21/02 – Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!

    Terça-feira, 21 de fevereiro de 2023.   Evangelho (Mc 9,30-37)   “Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele…

    Continuar lendo
    21/06 – Pois vós sereis julgados com o mesmo julgamento com que julgardes
    18 de junho de 2021 Reflexão do Evangelho
    21/06 – Pois vós sereis julgados com o mesmo julgamento com que julgardes

    Segunda-feira, 21 de Junho de 2021. Evangelho (Mt 7,1-5)   “…tira primeiro a trave do teu próprio olho e então enxergará bem para tirar a…

    Continuar lendo
    UniSALESIANO retoma “Voluntariado Missionário” com viagem para aldeias do Mato Grosso
    26 de julho de 2022 Sem categoria
    UniSALESIANO retoma “Voluntariado Missionário” com viagem para aldeias do Mato Grosso

    O retorno deste grande e importante projeto social está marcado para o dia 30 de junho de 2022   Desenvolver ações que contribuam com a…

    Continuar lendo