31/05 – Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!

31/05 – Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!

Evangelho (Lc 1, 39-56)

“…Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!”

 

39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre!” 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”. 46Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem. 51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. 56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.

 

Reflexão

 

A Festa da Visitação é uma festa que nos convida a colocarmos a caminho. Maria é a protagonista de um gesto revolucionário que permanecerá como ponto de referência para todos aqueles que desejam tomar sério a Deus. Ela, diante do anúncio do anjo, não se retira em uma oração solitária, mas sente a urgência de transformar em caridade o dom recebido. É, justamente, neste gesto, que ela encontra a palavra para si mesma. De fato, as palavras que ela pronuncia no evangelho de hoje, são a direta consequência das palavras de Isabel. Maria canta a sua história, a reconta, a compartilha. E, enquanto olha para dentro de si, descobre também os sinais do amanhã e não somente os sinais do passado. Quando olhamos a nossa vida, não devemos somente tirar as conclusões das nossas experiências, devemos ter a coragem de olhar além, olhar o amanhã, o futuro, e recordamos que somos filhos de um Deus que despede os soberbos de coração, derruba do trono os poderosos e eleva os humildes, enche de bens os famintos e despede os ricos de mãos vazias. Maria disse tudo isso enquanto sabe que deverá enfrentar o assédio de Herodes, as incompreensões dos vizinhos, a pobreza do forçado exílio no Egito. Ela sabe que os acontecimentos serão obscuros, porém, ela sabe cantar as maravilhas ainda escondidas em tudo isso. A experiência da fé não é a experiência de ver resolvido todos os problemas e, por isso, sentir-se grato. É, ao invés disso, ter a experiência de saber ver um misterioso bem onde todos veem somente injustiça e imprevistos. Mas, o dom deste olhar é dado somente àqueles que sabem colocar-se em jogo na caridade concreta, assim como fez Maria. É justamente Ela que nos diz qual o verdadeiro objetivo de cada gesto de caridade que praticamos, que é levar alegria para a vida dos outros. Quem sabe fazer isso, encontra alegria para si mesmo.

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, sdb.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    UniSALESIANO celebra memória litúrgica de Dom Bosco com missas
    13 de fevereiro de 2023 Sem categoria
    UniSALESIANO celebra memória litúrgica de Dom Bosco com missas

    Foram presididas pelo Pró-Reitor de Pastoral, Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB   O UniSALESIANO, através de sua Pastoral Universitária, celebrou com seus acadêmicos e colaboradores a…

    Continuar lendo
    08/11 – Aumenta a nossa fé!
    8 de novembro de 2021 Reflexão do Evangelho
    08/11 – Aumenta a nossa fé!

    Segunda-feira, 08 de novembro de 2021.   Evangelho (Lc 17,1-6)   “Aumenta a nossa fé!”   Naquele tempo, 1Jesus disse a seus discípulos: “É inevitável…

    Continuar lendo
    Colaboradores refletem sobre o Natal em Formação da Espiritualidade Salesiana
    13 de fevereiro de 2023 Notícias
    Colaboradores refletem sobre o Natal em Formação da Espiritualidade Salesiana

    Ao final da celebração, os colaboradores que comemoram aniversário no mês de novembro ganharam lembranças     Em clima de Natal, a Pastoral Universitária e o…

    Continuar lendo