23/09 – E procurava ver Jesus

23/09 – E procurava ver Jesus

Quinta-feira, 23 de setembro de 2021

 

Evangelho (Lc 9,7-9)

 

“E procurava ver Jesus”

 

Naquele tempo, 7o tetrarca Herodes ouviu falar de tudo o que estava acontecendo, e ficou perplexo, porque alguns diziam que João Batista tinha ressuscitado dos mortos. 8Outros diziam que Elias tinha aparecido; outros ainda, que um dos antigos profetas tinha ressuscitado. 9Então, Herodes disse: ‘Eu mandei degolar João. Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?’ E procurava ver Jesus.

 

Reflexão

 

Mesmo na pessoa mais terrível como Erodes, existia o desejo de ver Jesus. É uma lição para nós, não existe situação na vida, por mais errada que seja, que possa suprimir o desejo por Cristo. Quem tem a consciência suja não vive uma vida serena porque, por mais que se possa pensar que, com a violência, a prepotência, e a força, se pode ter tudo; a verdade é que, quem se coloca contra a própria consciência, vive num constante medo e na defensiva. Por isso, enxerga sempre inimigos dos quais deve defender-se. Este é Erodes. A confusão reina soberana onde reina o mal. Se, certas vezes, o nosso juízo e a nossa capacidade de discernir são tomados pela confusão, talvez é porque antes de tudo nós temos que nos afastar da escuridão, ou nos afastar daquilo que chamamos de “pecado”. Um autêntico discernimento nasce de uma autêntica reconciliação. Só depois de rompermos com as trevas (pecado), é que poderemos ver melhor. Desejar fazer um discernimento, mas continuando abraçado ao pecado, significa não alcançar jamais a meta, ou seja, significa não ver jamais a luz. Mas, é interessante perceber que, apesar da situação pecadora de Erodes, nele ainda existia o desejo de ver Jesus. É um bom ponto de partida, apesar da incerteza do resultado.

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, sdb.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    26/01 – A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos.
    19 de dezembro de 2023 Reflexão do Evangelho
    26/01 – A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos.

    Sexta-feira, 26 de janeiro de 2024.   Evangelho (Lc 10,1-9)   “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos”   Naquele tempo,1o Senhor escolheu…

    Continuar lendo
    22/02 – E vós, quem dizeis que eu sou?
    21 de fevereiro de 2024 Reflexão do Evangelho
    22/02 – E vós, quem dizeis que eu sou?

    Quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024.   Evangelho (Mt 16,13-19)   “E vós, quem dizeis que eu sou?”   Naquele tempo, 13Jesus foi à região…

    Continuar lendo
    02/06 – Ora, ele não é Deus de mortos, mas de vivos!
    27 de maio de 2021 Reflexão do Evangelho
    02/06 – Ora, ele não é Deus de mortos, mas de vivos!

    Quarta-feira, 02 de junho 2021.   Evangelho (Mc 12,18-27) “Ora, Ele não é Deus de mortos, mas de vivos!.”   Naquele tempo, 18vieram ter com…

    Continuar lendo