17/05 – No mundo, tereis tribulações. Mas tende coragem! Eu venci o mundo!
Segunda, 17 de maio de 2021.
Evangelho (Jo 16,29-33)
“No mundo, tereis tribulações. Mas tende coragem! Eu venci o mundo!”
Naquele tempo, 29os discípulos disseram a Jesus: “Eis, agora falas claramente e não usas mais figuras. 30Agora sabemos que conheces tudo e que não precisas que alguém te interrogue. Por isto cremos que vieste da parte de Deus”. 31Jesus respondeu: “Credes agora? 32Eis que vem a hora – e já chegou – em que vos dispersareis, cada um para seu lado, e me deixareis só. Mas eu não estou só; o Pai está comigo. 33Disse-vos estas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo, tereis tribulações. Mas tende coragem! Eu venci o mundo!”
Reflexão
A impressão que temos hoje em dia é que a fé em Jesus está se enfraquecendo. Muitas são as situações que tendem a enfraquecer a nossa fé. São muitas as situações que tentam enfraquecer aquela força que nos vem através da nossa experiência com Jesus e com o seu evangelho. O consumismo, o capitalismo, o sensualismo e o materialismo são valores contrários aos valores do evangelho. Mas estes valores, somados ao modo como muitos entendem a vida, não nos dão a plenitude da paz, mas nos trazem sempre inquietudes. Muitas pessoas caminham com o rosto triste, fechadas em si mesmas, preocupadas com um futuro que não lhes parece tão claro. A palavra de Jesus nos convida a ter fé: “No mundo, tereis tribulações. Mas tende coragem! Eu venci o mundo!”.
O segredo para sermos vencedores é a fé, e esta só nos é dada através do dom do Espírito. Jesus nos dá o exemplo, o controle de seu próprio destino, a sua serenidade nas adversidades está na certeza de que o Pai está com Ele. Tem a paz e se mantém sereno porque tem a certeza de que o Pai não o abandonará. A paz que Jesus dá é dom salvífico. A paz nasce da fé em Jesus e consiste na união com Ele. A paz não é adquirida sem esforço, pois ela vem unicamente da nossa vitória sobre o mundo. Se Jesus vence o mundo, o cristão também pode e deve vencê-lo através da fé. Jesus nos lembra que a tarefa de escolher entre Ele e o mundo nunca termina. Somos sempre desafiados, mas com Ele sairemos vitoriosos.
Pe. Paulo Eduardo Jácomo, sdb.