07/08 – Se vós tiverdes fé do tamanho de uma semente de mostarda

07/08 – Se vós tiverdes fé do tamanho de uma semente de mostarda

Sábado, 07 de agosto de 2021.

 

Evangelho (Mt 17,14,20)

 

“…se vós tiverdes fé do tamanho de uma semente de mostarda…”

 

14Naquele tempo, chegando Jesus e seus discípulos junto da multidão, um homem aproximou-se de Jesus, ajoelhou-se e disse: 15‘Senhor, tem piedade do meu filho. Ele é epiléptico, e sofre ataques tão fortes que muitas vezes cai no fogo ou na água. 16Levei-o aos teus discípulos, mas eles não conseguiram curá-lo!’ 17Jesus respondeu: ‘Ó gente sem fé e perversa! Até quando deverei ficar convosco? Até quando vos suportarei? Trazei aqui o menino.’ 18Então, Jesus o ameaçou e o demônio saiu dele. Na mesma hora, o menino ficou curado. 19Então, os discípulos aproximaram-se de Jesus e lhe perguntaram em particular: ‘Por que nós não conseguimos expulsar o demônio?’ 20Jesus respondeu: ‘Porque a vossa fé é demasiado pequena. Em verdade vos digo, se vós tiverdes fé do tamanho de uma semente de mostarda, direis a esta montanha: ‘Vai daqui para lá e ela irá. E nada vos será impossível.’

 

Reflexão

 

É terrível quando você ama alguém e não pode fazer nada por ele, principalmente, quando você considera esta pessoa como a coisa mais importante de sua vida. Um exemplo disso: o amor de um pai ou de uma mãe por seus filhos. O Evangelho de hoje nos conta o desespero de um pai que pede a Jesus por seu filho. A oração que nasce do coração que ama, eu acredito que chegue a Deus sem nenhum obstáculo, por mais simples e curta que ela seja, pois ela nasce do desespero de quem ama. Porém, o mistério do sofrimento é sempre um mistério, é algo que não conseguimos compreender profundamente. Eu posso imaginar o número de pais e mães que dirigem todos os dias as suas preces a Deus em favor de seus filhos. São mães que rezam por seus filhos doentes, mães que rezam pelos filhos entregues aos vícios, são pais que rezam e suplicam a Deus pelos filhos por diversas outras razões. Deus pede a essas mães e pais que vençam o mistério do sofrimento “confiando” e não tirando do sofrimento conclusões precipitadas. O fato do Evangelho de hoje trata justamente da impossibilidade dos discípulos de curarem o jovem; “levei-o aos teus discípulos, mas eles não conseguiram curá-lo”. É Jesus quem exorciza e liberta o jovem. Mas por que os discípulos não conseguiram? É Jesus mesmo quem nos responde: “pela falta de fé”. A verdadeira fé consiste em acreditar mais em Jesus do que nas nossas forças e nas nossas capacidades.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    09/06 – …o próprio Davi chama o Messias de Senhor.
    1 de junho de 2023 Reflexão do Evangelho
    09/06 – …o próprio Davi chama o Messias de Senhor.

      Sexta-feira, 09 de junho 2023.   Evangelho (Mc 12,35-37)   “…o próprio Davi chama o Messias de Senhor”.   Naquele tempo, 35Jesus ensinava no Templo,…

    Continuar lendo
    30/04 – Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou.
    19 de abril de 2024 Reflexão do Evangelho
    30/04 – Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou.

    Terça-feira, 30 de abril de 2024. Evangelho (Jo 14,27-31a)   “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou” Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:…

    Continuar lendo
    16/12 – …eles não o reconheceram.
    11 de dezembro de 2023 Reflexão do Evangelho
    16/12 – …eles não o reconheceram.

    Sábado, 16 de dezembro de 2023.   Evangelho (Mt 17,10-13)   “…eles não o reconheceram”   Ao descerem do monte, 10os discípulos perguntaram a Jesus:…

    Continuar lendo