15/06 – Sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito

15/06 – Sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito

Terça-feira, 15 de junho de 2021.

 

Evangelho (Mt 5,43-48)

 

“…sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 43“Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ 44Eu, porém, vos digo: ‘Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!’ 45Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre os justos e injustos.

46Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? 47E se saudais somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? 48Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”.

 

Reflexão

 

Como é difícil amar, amar sempre e amar, principalmente, quem não merece o nosso amor. Mas, é Jesus que nos pede um amor assim. O amor é sempre amor pela verdade, mas é sempre amor para quem está ao nosso lado e, principalmente, amor em relação a quem não pensa como nós. O evangelho nos convida a uma paixão pelo diálogo, a paixão pelo homem, a paixão pelo bem que vence os inimigos, a paixão maior que é “morrer por quem se ama”. É aprender a amar quem, na realidade, nos dá sempre motivos para odiá-lo. Mas, como ser perfeitos no amor, nós que somos imperfeitos? Não podemos nos esquecer que como cristãos e somos chamados à perfeição, mesmo experimentando nossas “quedas”. Amar é sempre tentar amar, também quando não nos é simples fazê-lo. O mandamento do amor é para todos. O amor que Jesus nos pede é um amor ativo, não é um amor que é só sentimento. Não é só dizer que amamos os nossos inimigos, mas é também fazer o bem aos nossos inimigos. É necessário rezar pelos inimigos, ou seja, também temos que pedir para eles ao Pai todas as bênçãos. E precisamos fazer isso porque somos discípulos de Jesus e filhos do Pai. Como filhos, somos obrigados a aprender do Pai, cuja bondade é destinada gratuitamente e indistintamente a todos. Por isso, precisamos assumir os mesmos sentimentos d’Ele. A exigência da imitação do Pai é de tal modo necessária para Jesus, que Ele propõe aos discípulos a mesma perfeição do Pai. Não se trata de se igualar a Deus, mas de deixar impregnar a nossa vida daquela Sua misericórdia Universal: “Sede misericordiosos como também o vosso Pai é misericordioso”.

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, sdb.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    Pastoral do UniSALESIANO celebra São Francisco de Assis com evento no Hospital Veterinário
    21 de outubro de 2021 Eventos
    Pastoral do UniSALESIANO celebra São Francisco de Assis com evento no Hospital Veterinário

    Após a celebração, Pe. Paulo abençoou os ambientes do Hospital Veterinário e alguns animais domésticos ali presentes A Pastoral do UniSALESIANO realizou uma celebração em homenagem a…

    Continuar lendo
    12/01 – Eu quero: fica curado!
    9 de janeiro de 2023 Reflexão do Evangelho
    12/01 – Eu quero: fica curado!

    Quinta-feira, 12 de janeiro de 2023.   Evangelho (Mc 1,40-45)   “Eu quero: fica curado!”   Naquele tempo, 40um leproso chegou perto de Jesus, e…

    Continuar lendo
    30 de setembro de 2020 Notícias
    Pastoral Universitária realiza Missa em Homenagem aos Arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel

    A celebração foi transmitida ao vivo e pode ser acessada pelo canal da Pastoral Universitária no Youtube A Pastoral Universitária do UniSALESIANO realizou a Missa em Homenagem…

    Continuar lendo