08/10 – Todo Reino dividido contra si mesmo será destruído

08/10 – Todo Reino dividido contra si mesmo será destruído

Sexta-feira, 08 de outubro de 2021.

 

Evangelho (Lc 11,15-26)

 

“Todo Reino dividido contra si mesmo será destruído”.

 

Naquele tempo, Jesus estava expulsando um demônio. 15Mas alguns disseram: “É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios”. 16Outros, para tentar Jesus, pediram-lhe um sinal do céu. 17Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra. 18Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. 19Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. 20Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. 21Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. 22Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou. 23Quem não está comigo, está contra mim. E quem não recolhe comigo, dispersa. 24Quando o espírito mau sai de um homem, fica vagando em lugares desertos, à procura de repouso; não o encontrando, ele diz: ‘Vou voltar para minha casa de onde saí’. 25Quando ele chega encontra a casa varrida e arrumada. 26Então ele vai, e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele. E, entrando, instalam-se aí. No fim, esse homem fica em condição pior do que antes”.

 

Reflexão

 

No Evangelho de hoje Jesus se encontra provocado por dois tipos de acusadores. Um o acusa de agir por meio do demônio; o outro lhe propôs de fazer algo que lhes deixasse maravilhados. As técnicas utilizadas por estes dois homens são as que costumeiramente também utilizamos: diabolizar uma situação ou coloca-la à prova. Mas Jesus não aceita tais provocações, mas nos coloca um ensinamento precioso: “21Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. 22Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou. 23Quem não está comigo, está contra mim. E quem não recolhe comigo, dispersa”. Isto significa que por mais que nos amemos, que tenhamos bons propósitos e boas intenções, o mal muitas vezes é mais forte do que as nossas forças, e se confiamos somente em nossas capacidades, antes ou depois sucumbimos. A nossa força ao invés, não consiste no fazer o nosso possível, mas em fazer o nosso possível junto com Cristo. Sem Cristo há uma grande possibilidade de perder tudo aquilo que é precioso em nossa vida. Existem momentos em nossa vida que fomos capazes de superar as dificuldades, fomos capazes em certo sentido de ter vencido o mal do qual éramos prisioneiros. São aqueles momentos que pensamos que vencemos e que o que foi ruim não vai mais acontecer. Mas a verdade é que precisamos estar sempre alertas: “24Quando o espírito mau sai de um homem, fica vagando em lugares desertos, à procura de repouso; não o encontrando, ele diz: ‘Vou voltar para minha casa de onde saí.”. Neste sentido, o mal pode ser pior que o mal anterior. Mas, se ao voltar, encontrar Jesus, agora ele se torna o demônio: “25Quando ele chega encontra a casa varrida e arrumada. 26Então ele vai, e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele. E, entrando, instalam-se aí. No fim, esse homem fica em condição pior do que antes”

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, sdb.

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    12/08 – …se vós tiverdes fé do tamanho de uma semente de mostarda…
    2 de agosto de 2023 Reflexão do Evangelho
    12/08 – …se vós tiverdes fé do tamanho de uma semente de mostarda…

    Sábado, 12 de agosto de 2023.   Evangelho (Mt 17,14,20)   “…se vós tiverdes fé do tamanho de uma semente de mostarda…”   14Naquele tempo,…

    Continuar lendo
    26/02 – Deixai vir a mim as crianças.
    24 de fevereiro de 2022 Reflexão do Evangelho
    26/02 – Deixai vir a mim as crianças.

    Sábado, 26 de fevereiro de 2022.   Evangelho (Mc 10,13-16)   “Deixai vir a mim as crianças”   Naquele tempo, 13traziam crianças para que Jesus…

    Continuar lendo
    13/09 – Bem-Aventurados…
    11 de setembro de 2023 Reflexão do Evangelho
    13/09 – Bem-Aventurados…

    Quarta-feira, 13 de Setembro de 2023.   Evangelho (Lc 6,20-26)   “Bem-Aventurados…”   Naquele tempo, 20Jesus, levantando os olhos para os seus discípulos, disse: “Bem-aventurados…

    Continuar lendo