UniSALESIANO realiza 6ª Vigília da Misericórdia com forte adesão da comunidade acadêmica

UniSALESIANO realiza 6ª Vigília da Misericórdia com forte adesão da comunidade acadêmica

Pastoral Universitária do UniSALESIANO promoveu, na noite de 10 de abril, a 6ª edição da Vigília da Misericórdia. Realizado no Centro de Convivência da Instituição, o evento reuniu acadêmicos, colaboradores, familiares e membros da comunidade externa.

A programação foi marcada por momentos de oração, contemplação da Santa Cruz e atendimento de confissões, proporcionando uma atmosfera de profunda reflexão e recolhimento espiritual. O destaque da noite foi a intensa participação dos presentes, que demonstraram grande abertura para viver uma experiência de espiritualidade e interiorização.

Pró-Reitor de Pastoral, Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB, conduziu a celebração com o apoio da equipe pastoral e avaliou o evento de forma muito positiva. Segundo ele, a vigília cumpriu seu papel de convidar cada participante a fazer uma pausa na correria do cotidiano e voltar o olhar para dentro de si. “A proposta era fazer com que este momento fosse um olhar interior, para que cada um refletisse sobre a própria vida e percebesse o quanto ainda temos a caminhar para viver, de fato, as propostas do Evangelho”, afirmou.

MISERICÓRDIA

Pe. Paulo destacou que, muitas vezes, as pessoas são movidas por um “coração de pedra” que dificulta a vivência da Misericórdia de Deus. “Jesus nos convida: ‘Sede misericordiosos uns com os outros’. Essa é a base da verdadeira conversão”, explicou. As reflexões da noite tiveram como base os Evangelhos de João 8,1-11 — o episódio da mulher pecadora — e Mateus 25,31-46 — sobre o julgamento final.

“No Evangelho de João, Jesus nos pede uma conversão do coração: ‘Quem não tiver pecado, atire a primeira pedra’. Já em Mateus, Ele nos lembra que todos estaremos diante de Deus e seremos julgados pelo amor que deixamos de praticar”, completou.

Coordenador de Pastoral, Bruno Carvalho, ficou entusiasmado com a realização do encontro: “Foi uma celebração muito bonita e contemplativa. Os jovens participaram ativamente, muitos procuraram o sacramento da confissão, e isso reforça o caráter espiritual e transformador da vigília”, destacou. Além de Bruno, participaram da organização do evento os agentes de Pastoral, João Paulo dos Santos Babolin, João Paulo dos Santos Galdino e Luiz Alexandre Marinho Lanzoni.

Um dos pontos altos do evento foi a diversidade do público, que reuniu alunos, colaboradores, pais de alunos e membros da comunidade salesiana de Lins. “Foi tocante perceber como todos estavam dispostos a viver esse momento com espírito de acolhida e verdadeira reflexão”, concluiu Pe. Paulo.

IMPACTO

O impacto da Vigília da Misericórdia também foi evidenciado nos depoimentos de participantes. A professora Giselle Sailer, coordenadora do curso de Enfermagem, afirmou que, ao término do encontro, experimentou uma sensação de leveza e serenidade. A professora Ana Carolina Frade Gomes, coordenadora do curso de Farmácia, ressaltou a relevância do momento como uma oportunidade singular de interiorização e reflexão pessoal. As professoras Mirella Justi Martins, coordenadora do curso de Psicologia, e Juliana Mitidiero, coordenadora do curso de Educação Física, também destacaram o caráter especial da vigília, observando o envolvimento profundo e o espírito reflexivo demonstrado por todos os presentes.

Por fim, o Reitor do UniSALESIANO, Pe. Paulo Fernando Vendrame, SDB, que participou do evento religioso, destacou que “a Vigília da Misericórdia acontece na preparação da Páscoa. Na próxima semana iniciaremos a Semana Santa, e celebraremos a Páscoa de Jesus Cristo, preparando também a nossa Páscoa com Ele. Como nos recorda a Igreja, somos o Povo de Deus a caminho, olhos fixos em Jesus Cristo, que é nossa meta!”

 

    Cadastre-se para receber todos os artigos por e-mail



    Veja também

    14/01 – Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!
    3 de janeiro de 2025 Reflexão do Evangelho
    14/01 – Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!

    Terça-feira, 14 de janeiro de 2025. Evangelho (Mc 16,15-20)   “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!” Naquele tempo, Jesus se…

    Continuar lendo
    18/05 – Nisto conhecerão que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros.
    15 de maio de 2025 Reflexão do Evangelho
    18/05 – Nisto conhecerão que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros.

    Domingo, 18 de maio de 2025   Evangelho (Jo 13, 31-35)   “Nisto conhecerão que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros”  …

    Continuar lendo
    20/03 – Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos.
    18 de março de 2024 Reflexão do Evangelho
    20/03 – Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos.

    Quarta-feira, 20 de março de 2024.   Evangelho (Jo 8,31-42)   “Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos”   Naquele tempo, 31Jesus disse…

    Continuar lendo