26/04 – Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim.

Sexta-feira, 26 de abril de 2024.

 

Evangelho (Jo 14,1-6)

 

“Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”

 

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. 2Na casa de meu Pai, há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós, 3e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. 4E para onde eu vou, vós conheceis o caminho”. 5Tomé disse a Jesus: “Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” 6Jesus respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”.

 

Reflexão

 

“Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. As pessoas confiáveis estão sempre numa inexplicável paz. Creio que o Evangelho de hoje se estenda até o ponto de fixar os nossos olhos e nos dirigir às palavras de Jesus: confie em mim e estarás sereno! E creio que tenha sido esta a tentativa de alguém que um certo dia fixou numa cidade cartazes onde estava escrito: “Deus existe, mas você não sabe!”. Por detrás desta ironia existe uma verdade, a mesma verdade do Evangelho de hoje. Brincar de ser Deus, nos tira a paz. E se brinca de ser Deus quando nos convencemos que precisamos nos salvar sozinhos, que precisamos encontrar sozinho uma solução, uma resposta. Se brinca de ser Deus quando se pensa que se precisa encontrar autonomamente um lugar adequado onde encontrar o sentido da própria vida. “Na casa de meu Pai, há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós, e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. E para onde eu vou, vós conheceis o caminho”. É Jesus aquele que te prepara um lugar. É Ele que também quando o sentimos ausente, na realidade está fazendo algo por nós. Jesus abriu um caminho o qual no fundo do nosso coração sabemos que existe, mas que não sabemos como chegar. “Tomé disse a Jesus: “Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” Jesus respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”. Jesus é o caminho que nos conduz ao lugar que desejamos e que não conseguimos ir sozinhos. Neste sentido a fé cristã parte da constatação de uma humildade imprescindível: ninguém pode salvar-se sozinho. E Jesus veio exatamente para que não permanecêssemos abandonados na nossa solidão. O drama do homem, o seu verdadeiro inferno, é justamente a solidão. Aceitar Cristo significa vencer este inferno uma vez por todas. Mas a aceitação pressupõe a nossa liberdade.

 

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB.